Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção de electricidade eólica na UE bate um máximo histórico

Quase um quinto do consumo eléctrico na União Europeia (UE) foi abastecido na segunda-feira pela produção eólica, que atingiu um máximo histórico, avançou a Associação de Energias Renováveis (APREN) em comunicado.

Foi há 10 anos que a EDP entrou no seu maior mercado eólico e anunciou a criação da EDP Renováveis, que hoje vale 37% do EBITDA da eléctrica. Este ano lançou uma OPA para controlar a sua subsidiária a 100%.
Bloomberg
12 de Setembro de 2017 às 21:00
  • ...

A associação, que cita dados da WindEurope (Associação Europeia de Energia Eólica), diz que a electricidade eólica produzida na segunda-feira permitiu abastecer 19,8% das necessidades de consumo da UE, "o que equivale a cerca de 12 vezes o consumo médio diário de Portugal".

 

"Uma produção especialmente assinalável, que permitiu a paragem de produção de 60 centrais a carvão equivalentes à maior de Portugal - a central termoelétrica de Sines", lê-se no comunicado.

 

Segundo a APREN, o peso da produção eólica no total da electricidade produzida "atingiu um dos seus máximos históricos no dia 11 de Setembro: 1.610 GWh".

 

A associação destaca ainda "um recorde histórico das centrais eólicas offshore [no mar], 251 GWh, que só por si permitiram suprir um consumo equivalente a 25 milhões de habitações".

 

Em Portugal, as centrais eólicas produzem anualmente perto de um quarto das necessidades eléctricas nacionais, adianta a APREN.

Ver comentários
Saber mais WindEurope Associação Europeia de Energia Eólica APREN UE Portugal energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio