Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção da EDP Renováveis cresce 4% em 2023

Nos dados operacionais, a empresa revela que adicionou 2,5 GW de nova capacidade renovável, com a Europa e a América do Norte a representarem 76% do total de adições.

Bárbara Silva / Negócios
Diogo Mendo Fernandes diogofernandes@negocios.pt 25 de Janeiro de 2024 às 20:52
A EDP Renováveis (EDPR) aumentou a produção em 4% em 2023, face ao ano anterior, para 34,6 TWh de acordo com os dados operacionais, comunicados esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa justifica o crescimento através do "aumento de 12% da capacidade instalada; a concentração de entrega de nova capacidade no final do quarto trimestre de 2023; o aumento do peso da capacidade solar com fatores de carga mais baixos vs vento; recursos eólicos mais baixos vs média de longo prazo nos EUA; impacto das rotações de ativos, concluídas em meados de 2023, de portfólios eólicos na Europa (Espanha e Polónia)", é referido no documento.

Foram registados aumentos homólogos em todas as regiões onde a empresa de energias limpas opera. A maior subida (86%) foi na região da Ásia Pacífico. Na América do Norte cresceu 6% e na Europa 1%.

Relativamente ao quarto trimestre, "o recurso renovável do portfólio global da EDPR ficou 9% abaixo do esperado, penalizado pela América do Norte (12% abaixo da média de longo-prazo do período), e com impacto positivo da Europa (5% acima da média de longo-prazo do período)".

O índice de renováveis da EDPR, que reflete desvios dos recursos renováveis (principalmente vento), "ficou 6% abaixo da média de longo-prazo em 2023, penalizado por condições de vento anormalmente fracas nos EUA relacionadas com o efeito climático El Niño entre abril e dezembro".

A empresa revelou ainda que aumentou em 2,5 GW a capacidade instalada de energias renováveis no ano passado, para um total de 16,6 GW durante período. "As adições de capacidade renovável em 2023 repartiram-se entre eólica 'onshore' (47%) e solar PV (53%), com Europa e América do Norte a representarem 76% do total de adições", pode ler-se no documento.

A energética destaca o incremento da capacidade renovável de 1,7 GW no quarto trimestre, que teve uma contribuição significativa da capacidade solar nos Estados Unidos e vários projetos de eólica "onshore", particularmente "o projeto Sharp Hills de 0,3 GW no Canadá".

A empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade dá ainda conta que em dezembro o braço das renováveis da família EDP contava com 4,4 GW em construção, uma redução face aos 5,2 no final de setembro.

Dos projetos em construção, mais de 60% estão relacionados com energia solar, "com 2,1 GW localizados nos EUA (dos quais 0,2 GW relacionados com baterias), incluindo os projetos solares adiados de 2023, estando planeados para serem entregues durante a primeira metade de 2024". A empresa tem o objetivo de adicionar 4 GW em 2024.

A EDP Renováveis apresenta as contas de 2023 no dia 28 de fevereiro.
Ver comentários
Saber mais Energia solar Energia e recursos Energias renováveis EDP Renováveis Estados Unidos Comissão do mercado de valores mobiliários (CMVM) Europa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio