Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preço médio semanal da ERSE desce 1,2% para a gasolina e sobe 0,3% para o gasóleo

O preço médio face à semana passada registou uma queda de 1,2% para a gasolina e aumentou 0,3% para o gasóleo. A ERSE revelou ainda que "para a semana de 19 a 25 de junho, o preço eficiente antes de impostos é de 0,858 Euro/l para a gasolina 95 simples e de 0,830 Euro/l para o gasóleo simples",

Neste cenário, os governos pontapeiam as metas climáticas e apoiam o investimento em combustíveis fósseis, para combater a inflação e o risco de agitação social enquanto repensam o caminho para um futuro baixo em carbono.

Apercebendo-se da subida dos preços das matérias-primas e do risco de um desastre económico devido ao calendário irrealista para a transição energética, os decisores políticos dão mais importância a sustentar a economia a curto prazo do que a salvar o ambiente a longo prazo.

Durante cinco anos, os Governos aliviam a burocracia no que toca ao investimento na produção de petróleo e durante dez anos flexibilizam os processos para a produção de gás natural, para incentivar os produtores a assegurarem abastecimentos adequados e preços razoáveis, colmatando assim a lacuna entre a energia disponível no presente e a energia limpa prevista para o futuro.
Pedro Brutt Pacheco
19 de Junho de 2023 às 17:44
  • ...
O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu, face à semana passada, em 1,2% para a gasolina e aumentou 0,3% para o gasóleo, segundo um relatório hoje divulgado.

De acordo com o regulador, o preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, "de -1,2%, para a gasolina e de +0,3% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em -2,7% e do gasóleo simples em +0,7%".

A ERSE revelou ainda, no relatório semanal Combustíveis Supervisão de Preços, que "para a semana de 19 a 25 de junho, o preço eficiente antes de impostos é de 0,858 Euro/l para a gasolina 95 simples e de 0,830 Euro/l para o gasóleo simples", sendo que, após impostos, o preço eficiente "fica nos 1,734 Euro/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,542 Euro/l para o gasóleo simples".

Por outro lado, em relação à semana anterior, a ERSE indicou que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia "esteve 0,4 cent/l abaixo do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 1,7 cent/l, acima no caso do gasóleo simples".

Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,2% abaixo do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,1% acima deste preço, segundo o regulador.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os "preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos".

Por fim, no que respeita aos preços com descontos, publicados pela DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia, a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -3,0% em relação ao preço eficiente e o gasóleo simples de -3,7%, disse a entidade.

"Em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -5,3 cent/l abaixo, e para o gasóleo simples, em -5,5 cent/l abaixo, dos respetivos preços eficientes", rematou.
Ver comentários
Saber mais ERSE Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos Balcão Único da Energia economia negócios e finanças energia economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio