Notícia
Portugal bate recorde de instalação de painéis solares em outubro
Até outubro, as novas instalações de painéis solares já ultrapassaram a capacidade fotovoltaica de todo o ano anterior. Assim, 2024 é o segundo ano consecutivo em que Portugal supera a fasquia de 1 GW de nova capacidade fotovoltaica.
Portugal alcançou uma capacidade fotovoltaica de 5.207 megawatts (MW) em outubro, o que se traduz num volume de novas instalações nos primeiros dez meses do ano de 1.311 MW (ou 1,3 gigawatts, GW). Um registo que bate os 1,2 GW de novas instalações solares em todo o ano de 2023.
O novo recorde é notado pelo jornal Expresso, na sua edição online, nesta terça-feira, 3 dezembro, citando os dados mais recentes da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
E frisa que, em apenas 10 meses, o país já ganhou mais capacidade fotovoltaica do que a potência que tinha na sua maior central elétrica, a central a carvão de Sines, desativada em 2021.
Assim, 2024 é o segundo ano consecutivo em que Portugal supera a fasquia de 1 GW de nova capacidade fotovoltaica adicionada ao sistema elétrico, reforçando a matriz renovável.