Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo espanhol avança com reforma do mercado de combustíveis

O ministério da Indústria pôs em marcha uma agressiva reforma no mercado dos combustíveis com o intuito de melhorar os serviços e de moderar os preços da gasolina e do gasóleo.

Consumo de combustíveis acentua queda em Junho
22 de Fevereiro de 2013 às 16:26
  • ...

A vice-presidente do executivo, Soraya Sáenz de Santamaría, anunciou que o Governo vai eliminar as barreiras administrativas, simplificando os trâmites que são necessários para abrir uma gasolineira em Espanha. Com esta medida, o Governo pretende aumentar o número de estações de serviço, em especial nas grandes áreas comerciais. O executivo espanhol também decidiu proibir a recomendação de preços para os combustíveis, segundo noticia o “Cinco Días”.

 

Sáen de Santamaría qualificou este procedimento como único para o fomento do mercado, com a entrada de novos operadores. Além disso, o Governo pretende limitar a abertura de novas gasolineiras “a quem já tem muitas”.

 

A reforma irá também afectar os contratos de abastecimento. Desta forma, a partir da entrada em vigor da nova lei, a duração destes contratos de exclusividade não poderá ser superior a um ano e só poderá ser prorrogável por mais 3 anos, se as partes assim o entenderem.

 

O decreto proibe taxativamente que o fornecedor do combustível faça recomendações de preços de venda ao público e determina que os objectivos anuais de vendas sejam revistos. A comissão nacional de energia considera que existe “uma estratégia de fixação de preços comuns” para a gasolina e para o gasóleo, e adverte de que em Janeiro os preços antes de impostos encurtaram as diferenças em relação aos outros parceiros da União Europeia, depois de terem estado demasiado elevados.

 

Tanto para a gasolina como para o gasóleo, o preço mínimo de Janeiro foi registado dia 7 e o máximo dia 31, o que indica “que há uma estratégia de fixação de preços comuns”, afirma o regulador. Constatou-se a persistência do efeito “segunda-feira”, em que os preços baixam sempre.

Ver comentários
Saber mais Soraya Sáenz de Santamaría gasolina e gasóleo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio