Notícia
Galp Energia volta a distribuir prémio aos funcionários
A petrolífera portuguesa vai distribuir um prémio de produtividade aos funcionários, depois de ter alcançado lucros anuais que superam os 300 milhões de euros.
A Galp Energia vai distribuir um prémio de produtividade de igual valor a todos os funcionários, anunciou o Manuel Ferreira de Oliveira (na foto) na conferência de imprensa de apresentação dos resultados.
O presidente executivo da petrolífera portuguesa disse que a distribuição extraordinária aos funcionários será paga, cumprindo o compromisso de entregar um prémio de produtividade quando os lucros superassem os 300 milhões de euros, o que aconteceu em 2013.
Manuel Ferreira de Oliveira não adiantou o valor do prémio para que este seja divulgado aos funcionários em primeira mão, explicou na conferência apresentação dos resultados.
A Galp Energia apurou um resultado líquido de 310 milhões de euros em 2013, o que reflecte uma descida de 14% face a 2012. Ainda assim, a cotada superou as estimativas dos analistas que apontavam para lucros entre 264 e 288 milhões de euros.
Dividendo poderá seguir crescimento do EBITDA
Os resultados da Galp Energia também poderão permitir um crescimento da remuneração accionista, num ano em que o resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentou 10,5% em 2013.
Manuel Ferreira de Oliveira lembrou que a petrolífera portuguesa tem uma política de distribuição de dividendos "conservadora", em virtude das necessidades de investimento na indústria e do perfil da empresa. Contudo, notou que a remuneração accionista tem tendência a crescer "em linha com o EBITDA".
A cotada viu o resultado líquido do último ano cair 13,9% para 310 euros por acção, apurando um resultado por acção de 0,37 euros.
No ano passado, a petrolífera entregou aos accionistas um dividendo bruto de 0,35 euros por acção, relativamente às operações de 2012.
(Notícia actualizada às 12h05 com dividendos)