Notícia
Galp procura parceiros para exploração no Alentejo
Galp procura parceiro para partilhar o risco elevado implícito nas actividades de exploração de produtos para continuar a exploração no Alentejo, depois de a Petrobras ter abandonado o consórcio.
A Galp Energia está a procura de um parceiro para levar a cabo exploração de petróleo e gás natural em águas ultra profundas do off-shore do Alentejo.
Pela sua natureza, o risco das actividades de exploração deve ser partilhado e a Galp Energia está à procura de parceiros. Tem de se partilhar o risco com outras entidades, disse Manuel Ferreira de Oliveira, num encontro com jornalistas no dia de apresentação dos resultados da petrolífera de 2013.
A Petrobras abandonou os projectos de exploração em que participava em Portugal em consequência da estratégia de se focar noutros projectos, explicou o presidente da Galp Energia aos jornalistas durante a conferência de apresentação dos resultados. Em Peniche, o consórcio de exploração continua estável já que a Repsol foi substituir a companhia brasileira.
A Galp Energia apurou um resultado líquido comparável de 310 milhões de euros em 2013, o que reflecte uma descida de 14% face a 2012. Ainda assim, a cotada liderada por Manuel Ferreira de Oliveira superou as estimativas dos analistas que apontavam para lucros entre 264 e 288 milhões de euros.