Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Factura detalhada pode ter impacto nos preços dos combustíveis

A factura detalhada nos combustíveis foi aprovada na generalidade no Parlamento e agora está a ser discutida na comissão de economia. O presidente da BP em Portugal, Pedro Oliveira, alerta para os impactos da medida nos preços dos combustíveis.

A carregar o vídeo ...

Faz sentido criar a factura detalhada?

Essa é mais uma medida à imagem de tantas outras que é uma arma de arremesso político. Aqueles que hoje defendem a factura detalhada são aqueles que antes não a defendiam e vice-versa. Eu acho que todos os portugueses têm uma claríssima noção de que os impostos nos combustíveis representam mais de dois terços da factura. A BP faz tudo para dar mais transparência ao mercado. Agora, se me pergunta se os consumidores vão estar mais informados, porque na factura vão ter ao cêntimo o valor do imposto, parece-me que não.

 

A factura detalhada vai ter um impacto nos custos?

Em termos de modelo de aplicação isto vai criar algum ruído adicional, provavelmente custos adicionais também, dependendo da maneira como for implementado. Sendo este um mercado altamente competitivo, imagino que tudo o que sejam custos e não consigamos absorver, dizem os livros que serão repassados ao consumidor final. Mas isto não é nada determinante para a agenda dos combustíveis em Portugal.

 

No final poderá haver um aumento dos combustíveis?

Se o modelo de implementação passar por alterações de sistemas, investimento em sistemas, mais papel, mais rolos, mais recibos, vejo com dificuldade que essa linha extra de custos não tenha reflexo no final. n

Ver comentários
Saber mais BP Pedro Oliveira combustíveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio