Notícia
Empresa mais lucrativa do mundo prepara emissão de dívida de 10 mil milhões
A petrolífera Saudi Aramco vai emitir 10 mil milhões de dívida ainda esta semana. Segundo fontes próximas do processo, a procura já excede o dobro desta quantia.
A Saudi Aramco, a empresa mais lucrativa a nível global, prepara-se para fazer uma emissão de dívida de "pelo menos" 10 mil milhões de dólares esta semana, avança a Bloomberg.
Esta quantia serve menos de metade do interesse manifestado pelos investidores, que já ascenderá a um total de 26 mil milhões de dólares, segundo uma mensagem que circulou entre os investidores na sexta-feira. O anúncio oficial das condições da operação deverá ter lugar até terça-feira, 9 de abril.
O interesse surge na sequência de várias apresentações feitas pela petrolífera e pelos bancos envolvidos na operação, que terão visitado centros como Nova Iorque, Chicago, Singapura e Tóquio com o objetivo de promover a operação.
O sucesso da emissão de dívida é importante para bancos como o JP Morgan, que estão a trabalhar com a petrolífera e que gostariam de avançar para uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da petrolífera. O CEO do banco, Jamie Dimon, também promoveu a operação de emissão de dívida num almoço em Nova Iorque, na última quinta-feira.
Além do JPMorgan, muitos outros bancos estão envolvidos na mais recente emissão: Morgan Stanley, Citigroup, Goldman Sachs Group, HSBC e NCB Capital também fazem parte.