Nem a EDP nem o Criteria quiseram comentar a notícia ao jornal espanhol, mas fontes da Naturgy disseram que "em nenhum momento a empresa manteve contactos com a EDP".
Notícia
Elétrica britânica SSE rejeitou proposta de fusão da EDP
Fusão das duas energéticas foi discutida na primeira metade do ano, mas acabou por cair por terra, avança a Reuters.
A elétrica britânica SSE rejeitou uma proposta de fusão da EDP, depois de as duas energéticas terem discutido o assunto, antes do verão, avança esta terça-feira a Reuters, citando fontes próximas do assunto.
Se o negócio avançasse, teria sido criada uma das maiores empresas do setor das "utilities" (luz, água e gás), com um valor de mercado superior a 40 mil milhões de euros.
A Reuters indica que a EDP pretendia criar uma carteira de ativos mais alargada a nível regional, mas a SSE declinou, argumentando que está focada em fazer a empresa crescer de forma independente.
Não se sabe se a EDP vai voltar a propôr uma fusão. Contactada pelo Negócios, fonte oficial da EDP não quis comentar. A Reuters contactou também a SSE, que se recusou a comentar o que disse ser especulação de mercado.
Mas esta não é a única notícia sobre possíveis fusões envolvendo a EDP. O jornal espanhol Cinco Días noticiou na semana passada, com base em fontes do mercado, que o CriteriaCaixa - o maior acionista da energética espanhola Naturgy, com 26,7% - está a explorar a possibilidade de uma fusão com uma empresa de "utilities" europeia e ofereceu, este verão, "uma integração empresarial ao grupo português EDP". As fontes do Cinco Días descrevem contactos em Lisboa, em que responsáveis da EDP "ouviram com atenção" - no entanto, a proposta não avançou.
Notícia atualizada às 15h32 com informações sobre uma proposta de fusão com a espanhola Naturgy