Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP encaixa 500 milhões com venda de défice tarifário de 2014

A EDP optou por alienar o direito de receber o valor do défice tarifário acumulado no ano de 2014. Esta é uma forma da energética encaixar dinheiro mais rapidamente, apesar de acabar por receber um valor inferior pelo défice tarifário.

Miguel Baltazar/Negócios
18 de Março de 2015 às 18:08
  • 4
  • ...

A EDP encaixou 500 milhões de euros com a venda de parte do défice tarifário de 2014. A operação foi anunciada esta quarta-feira, 18 de Março, pela companhia em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

A energética diz que o "défice tarifário de 2014 resultou do diferimento por 5 anos da recuperação do sobrecusto de 2014 relacionado com a aquisição de energia aos produtores em regime especial (incluindo os ajustamentos de 2012 e 2013)". 

 

Antes desta oferta de securitização, o défice tarifário em dívida à EDP rondava 1,25 mil milhões de euros, reduzindo agora o valor para 750 milhões de euros.

 

A Tagus vai financiar esta operação através da emissão de 500 milhões de euros de instrumentos de dívida sénior, com um "yield" de 2% e cupão de 1,99%.

 

A EDP mandatou assim a StormHarbour, o Banco Santander Totta, o Deutsche Bank, o London Branch e o J.P. Morgan para realizarem uma operação de titularização de crédito do défice tarifário de Portugal.

 

Este défice tarifário diz respeito aos Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), uma compensação do Estado à EDP pela cessação antecipada de vários contratos de compra de energia em três dezenas de centrais eléctricas.

 

Os contratos foram interrompidos pelo arranque do mercado grossista de electricidade da Península Ibérica. Estes contratos de aquisição de energia (CAE) garantiam à eléctrica uma receita previsível para a electricidade produzida nestas centrais, na sua maioria barragens.

 

A securitização é uma ferramenta financeira usada para transformar dívida em investimento, convertendo este activo sem liquidez em títulos negociáveis no mercado de capitais.

 

As operações de securitização têm sido regularmente utilizadas pela EDP. Em Março do ano passado, a EDP encaixou 750 milhões de euros em Março com a venda de uma parcela do défice tarifário relativo a 2013.

 

A 15 de Dezembro, a EDP alienou uma parcela do défice tarifário espanhol relativo ao ano de 2013, encaixando 202 milhões de euros. Pouco depois, a 22 de Dezembro, a companhia encaixou mais de 200 milhões com a venda de défice tarifário de 2012.

 

A EDP encerrou a sessão desta quarta-feira a ganhar 1,55% para 3,544 euros na bolsa de Lisboa.

Ver comentários
Saber mais EDP Comissão do Mercado de Valores Mobiliários CMVM energia eletricidade (prod e dist) Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio