Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP vende 15,5% do défice tarifário de 2021 por 271 milhões

A elétrica liderada por Miguel Stilwell de Andrade acordou vender uma parcela do défice tarifário do próximo ano. Em causa estão 271 milhões de euros.

Miguel Stilwell de Andrade, CEO interino da EDP, quer reduzir o número de administradores executivos.
Miguel Baltazar
28 de Dezembro de 2020 às 19:04
  • ...

A SU Eletricidade, S.A. (SU), comercializador de último recurso do sistema elétrico português, detida a 100% pela EDP, acordou a venda sem recurso, através de cinco transações individuais, de 15,5% do défice tarifário de 2021 relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial, por um montante de 271 milhões de euros, segundo o comunicado divulgado pela elétrica junto da CMVM.

 

Este défice tarifário resulta do diferimento por cinco anos da recuperação do sobrecusto de 2021 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial (incluindo os ajustamentos de 2019 e 2020), explica o documento da empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade.

 

A dívida tarifária é gerada para que os sobrecustos anuais com os incentivos à produção de eletricidade em regime especial não sejam refletidos logo na factura, o que iria provocar um aumento abrupto dos preços da luz. 

Ao criar um passivo, atira-se para o futuro o pagamento gradual do valor que a EDP Serviço Universal tem a receber pela compra da eletricidade, diluindo assim os efeitos dos sobrecustos nas faturas das famílias e empresas. 

De forma a receber o dinheiro mais cedo, a EDP tem vindo a desfazer-se gradualmente da dívida tarifária que detém, passando para terceiros os recebimentos futuros.

 

Ver comentários
Saber mais EDP Serviço Universal SU Eletricidade S.A. energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio