Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP vai investir 54 milhões no Brasil ao vencer três lotes em leilão de linhas de transmissão

As obras dos três troços de linhas elétricas que a EDP arrematou - que deverão rondar os 54 milhões de euros - visam a ampliação da capacidade de transmissão de energia nos estados brasileiros de Tocantins, Bahia e Piauí.

A EDP Renováveis, liderada por Miguel Stilwell d’Andrade, optou por repetir a estratégia do ano passado e apostar num dividendo flexível.
Miguel Baltazar
A Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL) anunciou esta quinta-feira que a EDP Trading Comercialização e Serviços de Energia venceu o lote sete do primeiro leilão de transmissão realizado em 2024. A oferta apresentada pela EDP foi no valor de 51,057 milhões de reais, ou 9,46 milhões de euros ao câmbio atual, o que representa um desconto de 41,05% em relação à Receita Anual Permitida (RAP) prevista pela Agência no valor de 86,6 milhões milhões de reais.

"O lote sete é composto por linhas de transmissão com extensão de 390 quilómetros localizadas no estado de Tocantins, Bahia e Piauí. As obras visam a ampliação da capacidade de transmissão de energia elétrica para o atendimento do oeste da Bahia, sudeste do Tocantins, sul do Maranhão e sudoeste do Piauí, inseridos na área denominada Matopiba", pode ler-se a nota da ANEEL.

A estimativa é de criação de 1.057 empregos diretos e o prazo para conclusão do empreendimento é de 60 meses, indicam ainda na mesma nota. 

Logo de seguida, a ANEEL anunciou também que a subsidiária da EDP no Brasil - EDP Energias do Brasil - venceu o lote 2 do mesmo leilão, que decorre na B3, em São Paulo. A oferta apresentada pela elétrica atingiu os 135 milhões de reais (cerca de 25 milhões de euros), ou seja, um desconto de 45,97% em relação à Receita Anual Permitida (RAP) prevista pela ANEEL de 249,8 milhões de reais.

De acordo com a Agência, este lote 2 é composto por linhas de transmissão elétricas com uma extensão de 537 quilómetros, localizadas no estado do Piauí. "As obras visam a expansão da rede básica da área norte da região Nordeste de forma a possibilitar o pleno escoamento das centrais já contratadas, além de ampliar as margens para conexão de novos empreendimentos de geração e atender o crescimento da procura local", refe o comunicado. 

Para este lote 2 a estimativa é de criação de 3.090 empregos diretos. O prazo para conclusão do empreendimento é também de 60 meses.
 
Por fim, a EDP Brasil venceu também o lote 13 com uma oferta de 102,4 milhões de reais (18,9 milhões de euros), um desconto de 36,21% face à à Receita Anual Permitida (RAP) prevista pela Agência no valor de 160,5 milhões de reais.


A ANEEL refere que o Lote 13 é composto por linhas de transmissão com uma extensão de 461 quilómetros (km), localizadas nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins. 


A estimativa é de criação de 1.964 empregos diretos. O prazo para conclusão do empreendimento é igualmente de 60 meses.

Ver comentários
Saber mais Energia e recursos Energias de Portugal Agência Nacional de Energia Elétrica Brasil Tocantins Piauí
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio