Notícia
EDP Renováveis assina contrato de longa duração para fornecer eletricidade limpa à Bloomberg
Este é o primeiro acordo para compra de energia limpa da multinacional de tecnologia e media fora da América do Norte. Acordo, com a duração de 10 anos, prevê o fornecimento de energia limpa equivalente ao consumo total de eletricidade da Bloomberg na Europa continental.
A EDP Renováveis assinou um contrato de longa duração para fornecer energia limpa à Bloomberg, a empresa global de tecnologia e media. O acordo, com a duração de 10 anos, prevê o fornecimento de energia limpa equivalente ao consumo total de eletricidade da Bloomberg na Europa continental.
A casa-mãe EDP explica, em comunicado, que será através do projeto "Rabosera", que está atualmente em fase final de desenvolvimento em Espanha, que a empresa vai gerar o volume de energia limpa que a Bloomberg consome na Europa continental. O objetivo é contribuir para que a Bloomberg possa cumprir o objetivo de obter 100% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis até ao final de 2025.
O "Rabosera" trata-se de um projeto híbrido da EDP Renováveis que integra uma nova central solar juntamente com um parque eólico em Espanha. O projeto já está em operação, "utilizando a infraestrutura de rede existente para reduzir o custo, o tempo, a complexidade e o impacto ambiental dos projetos renováveis, acelerando a transição para uma produção de energia mais limpa no país".
O projeto solar está, segundo a EDP, a ser implementado perto do parque eólico com o mesmo nome, situado entre os municípios de Luna (Saragoça) e Gurrea de Gállego (Huesca), e está em operação "há mais de uma década".
Estima-se que, com este projeto solar, será possível produzir mais de 14 GWh por ano, 80% dos quais ligados ao PPA [contrato de compra de energia, na sigla em inglês] com a Bloomberg.
Rocio Sicre, responsável pela EDP Renováveis para Espanha, afirma, em comunicado, que "os projetos híbridos são uma opção forte para aumentar a penetração das energias renováveis e otimizar a utilização da rede". "Com este PPA associado ao projeto solar Rabosera, podemos contribuir para os ambiciosos objetivos energéticos da Bloomberg e estabelecer uma parceria com outra empresa de renome internacional", diz.
"Este novo e inovador acordo marca um notável passo em frente na nossa jornada para obter 100% da nossa eletricidade a partir de fontes renováveis certificadas até 2025, bem como no nosso objetivo de redução de emissões líquidas zero até 2040", refere Amy Springsteel, diretora de sustentabilidade da Bloomberg, citada no mesmo comunicado.
Este é o primeiro acordo da multinacional norte-americana fora da América do Norte, elevando para nove o número total de PPA de energias renováveis da Bloomberg. Até ao final deste ano, prevê-se que os acordos de longo prazo assumidos pela Bloomberg satisfaçam mais de 80% da eletricidade adquirida pela empresa a nível mundial.