Notícia
Dominion compra Scana por 7,9 mil milhões de dólares
A fabricante de produtos energéticos Dominion pretende adquirir a Scana por 7,9 mil milhões de dólares. O negócios, que depende da aprovação dos accionistas e reguladores, deve estar concluído este ano.
A fabricante de produtos energéticos Dominion Energy prepara-se para comprar a Scana, uma firma norte-americana envolvida nomeadamente em operações de fornecimento de energia e gás natural. A operação de compra cifra-se em 7,9 mil milhões de dólares (mais de 6,5 mil milhões de euros), segundo a Blomberg.
Os investidores da Scana – que fornece electricidade e gás natural em estados como a Carolina do Norte, Carolina do Sul e Georgia - vão receber 0,669 acções da Dominion por cada acção que detenham.
No final de Julho de 2017, a Scana interrompeu a expansão da sua central nuclear V.C. Summer. Em resultado desta decisão, a capitalização bolsista da firma afundou e tornou-a mais apetecível para o mercado, segundo a mesma fonte.
Shahriar Pourreza, analista da Guggenheim Securities LLC, disse à agência de informação, que esta operação "faz muito sentido". O analista refere que a Dominion está a construir um grande gasoduto que pretende chegar à fronteira da Carolina do Sul, sendo que, as autoridades vêm com bons olhos uma ampliação desse gasoduto.
O comunicado emitido pelas empresas esta quarta-feira, 3 de Janeiro, indica que a transacção está avaliada em cerca de 14,6 mil milhões de dólares, incluindo a assunção de dívida.
A compra da Scana depende da autorização dos reguladores e dos accionistas e deverá estar concluída ainda este ano de 2018.
As acções da Dominion Energy descem 3,53% para 77,45 dólares. A Scana dispara 23,01% para 47,815 dólares.