Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Corticeira Amorim e Greenvolt aliam-se nas comunidades de energia

Acordo entre as duas empresas permitirá criar seis comunidades de energia espalhadas pelo país.

DR
08 de Janeiro de 2025 às 17:58
  • ...

A Corticeira Amorim e a Greenvolt assinaram um acordo de parceria para a criação e gestão de seis comunidades de energia, indicaram esta quarta-feira as empresas em comunicado.

"A solução da Greenvolt Comunidades, empresa do Grupo especializada em soluções de autoconsumo coletivo, permitirá a otimização da produção fotovoltaica já instalada pela Corticeira Amorim, possibilitando a partilha de energia com mais 23 pontos de consumo da própria empresa", referem.

A empresa liderada por António Rios de Amorim contava com 18 Unidades de Produção de Autoconsumo (UPAC) em funcionamento, localizadas em Santa Maria da Feira, Ponte de Sor, Coruche, Évora e Vendas Novas, com cerca de 24 MWp de capacidade instalada e com geração de um excedente anual de mais de 5 GWh.

Agora, com a"integração do sistema desenvolvido pela Greenvolt Comunidades, a produção fotovoltaica excedente irá agora alimentar 23 pontos de consumo na própria Corticeira Amorim, que passam a fazer parte destas Comunidades de Energia e a consumir mais de metade dessa energia excedente até agora não aproveitada".

"Estamos muito satisfeitos com o acordo realizado com a Corticeira Amorim, para a criação e gestão de seis comunidades de energia. A produção descentralizada de energia e a sua otimização são ferramentas essenciais para, por um lado, reduzir os custos com a fatura energética, e por outro, para uma progressiva transição para energias renováveis", afirma João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, citado no comunicado.

Já António Rios de Amorim defende que "a criação de comunidades de energia representa um marco significativo para a Corticeira Amorim, refletindo o nosso compromisso com a transição energética. Este projeto contribui para otimizar a utilização de energias renováveis no grupo, alinhando-se com a nossa meta de alcançar, até 2030, 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis nas unidades em Portugal. Esta iniciativa reforça o foco contínuo na descarbonização das nossas operações e na mitigação das alterações climáticas no nosso modelo de negócio".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio