Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Combustíveis voltam a ficar mais caros. Gasolina dispara 3,5 cêntimos. Gasóleo sobe 1,5 cêntimos

Os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento low cost. Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Aveiro registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos em Portugal continental.

Stringer/Reuters
Bárbara Silva barbarasilva@negocios.pt 22 de Março de 2024 às 13:15
Já a partir da próxima segunda-feira, 26 de março, abastecer o depósito do carro na bomba vai voltar a ficar mais caro, tanto na gasolina como no gasóleo. O preço dos dois combustíveis vai aumentar na próxima semana, indica fonte do setor ao Negócios.

No caso da gasolina a subida será agora mais expressiva, na ordem dos 3,5 cêntimos por litro,
 acima do que aconteceu na passada segunda-feira, 18 de março (quando aumentou 1,5 cêntimos). 

No gasóleo, cujo valor se manteve inalterado na semana passada, o seu preço em bom vai também aumentar, mas menos do que a gasolina: subirá 1,5 cêntimos por litro. 

Desta forma, o preço médio da gasolina simples 95 praticado nos postos de abastecimento deverá ser de 1,776 euros euros por litro. Um valor que compara com os 1,741 euros por litro desta semana.

Já o do gasóleo simples deverá escalar para 1,628 euros por litro, por comparação com os 1,613 euros por litro, tendo por base os preços divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia.

Recorde-se que o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. Os preços médios diários dos combustíveis são apurados pela DGEG com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros. 

De acordo com o último boletim publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (relativo a janeiro de 2024), os preços médios de venda ao público da gasolina e do gasóleo no mercado nacional contrariaram o comportamento dos mercados internacionais, mantendo-se e registando uma diminuição de 1,2%, respetivamente, face ao mês anterior. 

Os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento low cost. Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Aveiro registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos em Portugal continental. Beja, Bragança e Lisboa apresentaram os preços mais altos. 

Os valores praticados pelas bombas incorporam ainda o peso da fiscalidade. Em setembro de 2023, o Governo anunciou que iria recuperar medidas de redução dos impostos sobre os combustíveis, devolvendo, através do ISP, que se traduz na redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina.
Ver comentários
Saber mais Gasóleo Gasolina Lisboa Beja Viana do Castelo Braga Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio