Notícia
Amazon assina dois novos PPA com a Iberdrola para 257 MW de eólico e solar
O primeiro contrato de venda de energia entre as duas empresas, na Península Ibérica, foi celebrado em Portugal, para 219 MW de energia eólica no Tâmega, a construir em 2025.
A somar ao acordo de compra e venda de energia (Power Purchase Agreement - PPA) já celebrado em Portugal entre a Iberdrola e a Amazon para 219 MW de eletricidade renovável com origem no Complexo Eólico do Tâmega, cuja construção está prevista para 2025, as duas empresas anunciaram agora dois novos PPA de escala industrial em Espanha, para 257 MW de energia solar e eólica.
No total, na Península Ibérica, serão 476 MW de capacidade instalada, com os três projetos a equivalerem a 1.093 GWh de eletricidade renovável, o suficiente para abastecer cerca de 300.000 casas por ano. No total, desde o primeiro PPA assinado, a Amazon já contratou – em todo o mundo – mais de 66.000 GWh de energia renovável à Iberdrola nos Estados Unidos, Alemanha, e Reino Unido, refere a elétrica espanhola em comunicado.
Em Portugal, a Amazon tem contratados com a Iberdrola 219 MW relativos ao Complexo Eólico do Tâmega que, depois de construído, integrará o maior projeto de hibridização do país, com o mesmo ponto de ligação à rede do que o complexo hidroelétrico do Tâmega., que integra três barragens. "Com um investimento total da Iberdrola de cerca de 350 milhões de euros, o projeto eólico de 274 MW no Tâmega vai alimentar o consumo equivalente a 128.000 casas por ano", refere a Iberdrola.
Em Espanha, a Amazon vai adquirir 212 MW de capacidade à central fotovoltaica solar de Ciudad Rodrigo, em Salamanca, no oeste do país. No total, o projeto conta com um investimento de perto de 200 milhões de euros por parte da Iberdrola e produzirá energia para abastecer o equivalente a 150.000 casas por ano.
Adicionalmente, será adquirida a produção de 45 MW do parque eólico de Valdemoro, localizado na província de Burgos. Com uma capacidade instalada de 49,5 MW, capaz de abastecer o equivalente a 48.000 casas, o projeto é composto por onze turbinas eólicas.
"Na Iberdrola temos um extenso portefólio global de renováveis e procuramos continuamente expandir parcerias. Após a integração de tecnologia de IA da Amazon no nosso negócio, temos já melhorias e resultados tangíveis: os nossos ativos de energia renovável são ainda mais eficientes, e estamos a ajudar as redes inteligentes que operamos a serem ainda flexíveis e fiáveis", disse Aitor Moso Raigoso, vice-presidente Executivo responsável pelo setor de Negócio com o Cliente da Iberdrola.
No âmbito da colaboração entre as duas empresas, em agosto de 2024 a Iberdrola selecionou AWS como fornecedora de serviços de "cloud" para o uso de inteligência artificial (IA) generativa. "Utilizando as funcionalidades de IA da AWS, a área de distribuição de eletricidade da Iberdrola está agora a inovar no processo de ligação à rede para novos pontos de fornecimento. A área de renováveis da Iberdrola está a otimizar o seu processo de design de parques eólicos, aprveitanto o poder de computação da cloud da AWS para melhorar a eficiência das turbinas eólicas", disse a elétrica espanhola.
A Iberdrola foi reconhecida pela Pexapark como a principal empresa de serviços públicos europeia, tanto em negócios como em volume de energia vendida através de contratos de longo prazo (PPA) com clientes industriais na Europa: 1.251 MW em 2024 — um aumento de 38% em relação a 2023 — em 15 negócios corporativos.