Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Americana Equinix investe 50 milhões num novo data center em Lisboa

Com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2025, o novo centro de dados Equinix LS2 em Lisboa, terá 2050 metros quadrados e criará cerca de 30 novos postos de trabalho diretos e indiretos altamente qualificados.

04 de Junho de 2024 às 11:54
  • ...
A empresa norte-americana de data centers Equinix (cotada no índice Nasdaq) anunciou esta terça-feira a construção do seu segundo data center IBX em Lisboa. Designado LS2 International Business Exchange, o novo centro de dados estará localizado ao lado do já existente LS1, formando um "campus dinâmico e um denso ecossistema digital", referiu a empresa em comunicado. 

"Com a construção de um segundo centro de dados em Lisboa, a Equinix amplia o seu apoio à posição de Portugal como um hub estratégico para redes terrestres e submarinas, reforçando o papel do país na ligação entre o Atlântico e a Europa. O novo LS2 servirá como um 'gateway' vital para a ligação da Europa a África, além de constituir um ponto de conexão fundamental para as comunicações de dados com as Américas", acrescentou, sublinhando que o novo centro de dados representa um investimento inicial planeado de cerca de 50 milhões de euros.

Com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2025, o novo centro de dados Equinix LS2 em Lisboa, terá 2050 metros quadrados e criará cerca de 30 novos postos de trabalho diretos e indiretos altamente qualificados. Em conjunto, os dois data centers da Equinix em Lisboa (LS1 e LS2) fornecerão mais de 2000 interconexões, bem como serviços de conectividade de rede para mais de 100 clientes empresariais.

A plataforma global da Equinix é composta por 260 data centers em todo o mundo, incluindo cidades-chave como Lisboa, Madrid, Barcelona,Bordéus, Génova e Milão.

De acordo com Carlos Paulino, diretor da Equinix em Portugal, "o aumento da procura a que estamos a assistir, por parte de empresas em Lisboa e um pouco por todo o Atlântico e Mediterrâneo, torna este investimento oportuno e significativo. Lisboa tem potencial para se tornar um centro estratégico denso e valioso".

"Lisboa tem um imenso potencial para se tornar um valioso centro estratégico para empresas internacionais que expandem as suas operações na Europa, Américas e África. O nosso mais recente IBX de Lisboa solidifica a posição da Equinix como fornecedor líder de conectividade para o sul da Europa, servindo as necessidades mundiais de infraestrutura digital", disse por seu lado Judith Gardiner, vice -presidente da Equinix para os mercados emergentes. 

Novo data center em Lisboa terá energia 100% renovável


Em termos de energia, diz a Equinix que o seu novo data center lisboeta terá uma cobertura de 100% de eletricidade de origem renovável. 

No final do ano passado, a Equinix anunciou a assinatura de um contrato para aquisição de energia renovável (PPA – Power Purchase Agreement, em inglês) no país com a produtora global de energia renovável Sonnedix. Com a duração de 10 anos, este acordo irá assegurar à Equinix, a partir de julho de 2025, o fornecimento da energia renovável que será produzida pelo primeiro projeto fotovoltaico desenvolvido pela Sonnedix em Portugal, com 149 MW de capacidade instalada.

Localizado no município de Tarouca (Viseu), este é o maior projeto solar fotovoltaico da Sonnedix na Europa. De acordo com a empresa, detida por um fundo de investidores institucionais, quando estiver operacional a central solar portuguesa permitirá produzir energia renovável para alimentar 78.000 casas portuguesas, evitando a emissão de mais de 33.000 toneladas de CO2 por ano.
 
No início de 2023, as duas empresas assinaram um outro acordo de compra de energia em Espanha, naquele que é, até o momento, o maior PPA da Sonnedix na Europa. "Este segundo PPA, contratado Portugal, demonstra o sucesso do crescente relacionamento entre as duas empresas e o compromisso mútuo de potenciar a aceleração da transição energética, promovendo parcerias de longo termo, que possibilitem agilizar os processos contratuais e reduzir custos", referiram em comunicado conjunto.
  
Carlos Paulino, diretor da Equinix em Portugal, referiu que "este acordo reforça a posição de Portugal no mercado de energia renovável da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) e demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade, não apenas em Portugal, mas em todo o mundo. Vamos continuar a procurar novas oportunidades, como este novo PPA solar e outras inovações, para apoiar a geração de energia renovável". Além dos PPA de energia renovável, a empresa de data centers garante que "continua a avaliar oportunidades de geração de energia solar on-site a partir de células de combustível e de outras tecnologias com baixa emissão de carbono". 
 
A Equinix arrancou com o seu programa de PPA em 2015, com a assinatura de dois acordos para 225 MW de energia eólica, no Texas e Oklahoma, que estão operacionais desde 2016. No final de 2021 e no início de 2022 assinou mais três PPA na Finlândia, com um total de 144 MW. Em fevereiro de 2023, a empresa somou mais seis novos acordos de compra de energia de longo prazo em Espanha, totalizando 346 megawatts. Recentemente, em novembro, assinou um PPA virtual com a Néon, na Suécia, que adicionará 15 MW de geração eólica à rede local.
Ver comentários
Saber mais Energia solar Mercado da energia Energia e recursos Energia eólica Equinix Lisboa Portugal Europa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio