Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Web Summit: Governo não vai pedir retirada do convite a Le Pen

O Ministério da Economia diz que se trata "um fórum alargado de discussão de tendências de mercado, cujo alinhamento - oradores e programa - é da exclusiva responsabilidade da organização".

Negócios 15 de Agosto de 2018 às 12:03
  • 5
  • ...

O Governo português não vai pedir à organização da Web Summit que retire o convite à líder do partido nacionalista francês Frente Nacional, Marine Le Pen. Num comunicado do Ministério da Economia, citado pela TSF, foi explicado que o Executivo "estando, pelo seu impacto, empenhado no acolhimento deste evento privado, não tem, como em outros eventos, intervenção na seleção de oradores".

O Governo recordou, ainda, que se trata "um fórum alargado de discussão de tendências de mercado, cujo alinhamento - oradores e programa - é da exclusiva responsabilidade da organização".

A reacção governamental surgiu depois de o CEO da Web Summit ter dito que que, se os anfitriões em Portugal pedissem, cancelaria imediatamente o convite.

Numa longa mensagem publicada no site Medium, Paddy Cosgrave explicou que é defensor da liberdade de expressão, para justificar a razão do convite à política de extrema-direita francesa, mas também se mostrou disponível para aceitar as críticas e até retirar o convite, compreendendo as diferenças históricas entre o seu país, a Irlanda, e Portugal.

"Se os nossos anfitriões em Portugal, o Governo português, nos pedirem para cancelar o convite a Marine Le Pen, iremos, evidentemente, respeitar esse pedido e fazê-lo imediatamente", afirmou o co-fundador da Web Summit, que este ano se vai realizar pela terceira vez em Portugal, no mês de Novembro.

No site do evento, o nome de Marine Le Pen está entre os oradores convidados da edição deste ano, surgindo um pequeno texto identificando o cargo, formação e os últimos resultados eleitorais da líder do partido francês. O nome de Marine Le Pen voltou assim a aparecer como oradora no evento, após ter sido inicialmente retirado do site oficial, ainda sem qualquer explicação por parte da organização.

Ver comentários
Saber mais Web Summit Marine Le Pen Governo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio