Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volkswagen cancela produção do Polo em Espanha por razões laborais

A Volkswagen concretizou a ameaça feita há menos de um mês. Sem acordo laboral, o construtor alemão retirou a produção do Polo da fábrica de Navarra, em Espanha.

26 de Abril de 2006 às 08:55
  • ...

A Volkswagen concretizou a ameaça feita há menos de um mês. Sem acordo laboral, o construtor alemão retirou a produção do Polo da fábrica de Navarra, em Espanha.

Um porta voz da VW, citado pelo diário espanhol «Cinco Días», confirma a decisão tomada na Alemanha.

A fábrica de Landaben, na região de Navarra, verá assim a sua produção reduzida, depois de uma quebra de 8,9% em 2005, para 211.612 unidades.

Este é o desfecho de um impasse após 16 meses de negociações laborais entre a direcção e os representantes sindicais da fábrica de Landaben, que emprega mais de 4.400 trabalhadores.

Segundo um porta-voz da empresa alemã, citado pela Europa Press, a decisão foi tomada ontem pela direcção da Volkswagen, liderada por Wolfgang Bernhard.

Não foi ainda anunciado que fábrica «ganhará» agora a produção do Pólo, mas a agência de notícias refere que será previsivelmente para a Eslováquia. A fábrica da VW neste país, já em 2003, tinha recebido a produção de 20 mil unidades do Seat Ibiza que antes eram fabricados na fábrica que a empresa alemã tem em Barcelona.

Há cerca de 15 meses que decorrem negociações infrutíferas e como o acordo não foi alcançado, a VW anunciou um plano de desaceleração dos investimentos em Navarra, que passam por baixar a capacidade de produção da fábrica de 300 para 200 mil veículos.

A Autoeuropa, fábrica da VW em Portugal, passou por uma ameaça semelhante já este ano, mas os trabalhadores da companhia e a direcção da empresa chegaram a acordo.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio