Notícia
Volkswagen e Audi marcam lugar no estacionamento autónomo
As fabricantes automóveis estão a testar um modelo de estacionamento autónomo que vem retirar as preocupações àqueles que aterrem no aeroporto de Hamburgo. Os carros, além de estacionarem sozinhos, até recebem encomendas.
O processo será o seguinte: o condutor pode reservar um lugar a partir de casa, através de uma aplicação. À chegada ao aeroporto, só tem de deixar o veículo à entrada do estacionamento - o carro faz o resto automaticamente. Procurará um lugar gratuito, vago, nos andares seleccionados.
O serviço de estacionamento autónomo "deverá estar disponível para os primeiros veículos do grupo a partir de 2020", anunciam as marcas em comunicado.
Além da função de estacionar sozinho, o carro poderá ainda dar conta de alguns "recados" enquanto o proprietário estiver ausente. Pode receber encomendas, a guardar no porta-bagagens, e abrir as portas ao serviço de lavandaria, que depositará as roupas lavadas no interior.
À saída, os condutores podem contar com uma "facturação rápida e sem filas na máquina de pagamento", comprometem-se as marcas. Em alternativa, o pagamento também poderá ser efectuado através da aplicação.
Neste processo, que será implementado por etapas, a "segurança é a prioridade máxima", asseguram ainda. "O nosso objectivo é criar veículos autónomos que facilitem a mobilidade para todos", explica Johann Jungwirth, director do Departamento Digital do Grupo Volkswagen.