Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volkswagen e Audi marcam lugar no estacionamento autónomo

As fabricantes automóveis estão a testar um modelo de estacionamento autónomo que vem retirar as preocupações àqueles que aterrem no aeroporto de Hamburgo. Os carros, além de estacionarem sozinhos, até recebem encomendas.

D.R.
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 16 de Abril de 2018 às 20:19
Prestes a aterrar em Hamburgo? A Audi e a Volkswagen querem que os seus veículos não sejam uma preocupação para os viajantes. A partir de 2020, os automóveis destas marcas deverão estar aptos a estacionar sozinhos neste aeroporto. Os primeiros testes já arrancaram. 

O processo será o seguinte: o condutor pode reservar um lugar a partir de casa, através de uma aplicação. À chegada ao aeroporto, só tem de deixar o veículo à entrada do estacionamento - o carro faz o resto automaticamente. Procurará um lugar gratuito, vago, nos andares seleccionados.

O serviço de estacionamento autónomo "deverá estar disponível para os primeiros veículos do grupo a partir de 2020", anunciam as marcas em comunicado. 

Além da função de estacionar sozinho, o carro poderá ainda dar conta de alguns "recados" enquanto o proprietário estiver ausente. Pode receber encomendas, a guardar no porta-bagagens, e abrir as portas ao serviço de lavandaria, que depositará as roupas lavadas no interior. 

À saída, os condutores podem contar com uma "facturação rápida e sem filas na máquina de pagamento", comprometem-se as marcas. Em alternativa, o pagamento também poderá ser efectuado através da aplicação.

Neste processo, que será implementado por etapas, a "segurança é a prioridade máxima", asseguram ainda. "O nosso objectivo é criar veículos autónomos que facilitem a mobilidade para todos", explica Johann Jungwirth, director do Departamento Digital do Grupo Volkswagen.

Ver comentários
Saber mais Audi Volkswagen transportes automóvel tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio