Notícia
Vista Alegre com lucros no primeiro trimestre após "excelente arranque de ano"
A empresa deu continuidade à tendência de recuperação iniciada em 2016, beneficiando com a melhoria das vendas para o mercado externo.
Depois de ter encerrado o ano de 2016 a recuperar de prejuízos passados, o grupo Vista Alegre Atlantis deu continuidade à evolução positiva no arranque de 2017, que a companhia classificou de "excelente".
A Vista Alegre fechou o primeiro trimestre com lucros de 121 mil euros, o que compara com 1,7 milhões de euros de prejuízos no mesmo período do ano passado.
Os prejuízos no arranque de 2016 não impediram que a empresa alcançasse um lucro de 1,7 milhões de euros na totalidade do ano, o que representou o primeiro ano de lucros em cinco. Isto depois de em 2011 a empresa ter dado lucro pela primeira vez em nove anos.
Agora a Vista Alegre está bem encaminhada para ter lucros pelo segundo ano seguido. "Pela primeira vez em muitos anos a Vista Alegre teve um excelente arranque de ano 2017, destacando-se o resultado líquido positivo em 121 mil euros, dando continuidade aos bons resultados alcançados no final do ano 2016", refere a empresa em comunicado, dando conta que "o mercado externo continua a ser o grande impulsionador desta boa performance".
As vendas para o exterior representam 73% do volume de negócios da Vista Alegre, tendo estas crescido 10% no primeiro trimestre do ano, para 18,4 milhões de euros.
O EBITDA registou um crescimento de 352% para 2,5 milhões de euros e os resultados operacionais foram positivos em 1 milhão de euros, contra -833 mil euros no período homólogo.
"O reforço das equipas comerciais no mundo, a contínua melhoria de processos na fábrica, a inovação produtiva e a investigação e desenvolvimento de novos produtos têm sido factores chave para a boa performance operacional da Vista Alegre", refere o comunicado.
Nas perspectivas para o resto do ano, a Vista Alegre diz que "vão manter-se em curso um conjunto de iniciativas necessárias para melhorar a rentabilidade, competitividade e eficiência da empresa".