Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UPTEC com 600 mil euros para apoiar PME do turismo na transição verde e digital

A UPTEC é único parceiro português do projeto europeu que pretende apoiar 200 Pequenas e Médias Empresas (PME). Consórcio formado por seis parceiros em cinco países conta com envelope de mais 3 milhões de euros.

06 de Dezembro de 2023 às 09:25
  • ...
A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi uma das parceiras escolhidas pela Comissão Europeia para integrar o projeto ST3ER, e terá disponível perto de 600 mil euros em financiamento para apoiar empresas da área do turismo para a transição digital e verde – a chamada "twin transition".

A UPTEC figura como o único parceiro português do ST3ER (que visa a potenciação da transição digital e verde no turismo com base na experiência económica das empresas para maior resiliência) que acontece no âmbito do programa COSME - Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas, da Comissão Europeia.

Ao todo, participam seis parceiros em cinco países (Irlanda, Eslovénia, Portugal, Espanha e Dinamarca), cabendo à UPTEC a gestão das "open calls" para Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor do turismo com o objetivo de financiar os respetivos projetos. Com uma duração de 36 meses, este projeto arrancou em setembro e conta com um orçamento total de mais de três milhões de euros, financiados entre 90% a 100%, dependendo da tipologia da ação.

A UPTEC terá disponíveis 575,15 mil euros de financiamento, sendo que grande parte do montante – mais de 400 mil euros - será financiada a 100%, explica, em comunicado enviado às redações.

"Com este consórcio que a UPTEC acaba de integrar - a única entidade portuguesa - as empresas na área do turismo vão encontrar ferramentas e apoio para alavancarem os seus projetos. O turismo tem sido uma das áreas que mais contribui para o Produto Interno Bruto (PIB) português, e é fundamental aliar essa pujança e vivacidade à capacidade que os portugueses, e em particular as suas startups, têm em inovar, e encontrar novos caminhos para uma transição digital e energética que seja mais eficiente e sustentável", realça a a diretora de desenvolvimento de negócio da UPTEC, Maria Moura Oliveira, citada na mesma nota.

O projeto ST3ER visa apoiar mais de 200 PME nestes cinco países através de medidas específicas, incluindo "workshops", "bootcamps", fóruns, mesas redondas, mentoria, avaliações de maturidade digital e reuniões de "matchmaking" (B2b), apadrinhando ainda 70 projetos de inovação, e fornecendo mais de 20 exemplos de boas práticas que possam atingir mais de 850 "stakeholders", que poderão replicar e transmitir os conhecimentos adquiridos através deste projeto.

As PME selecionadas para este programa beneficiarão de modelos avançados de apoio ao negócio, que visam melhorar práticas com a implementação de novos sistemas, estruturas e ferramentas, assim como métodos de inovação baseados nos desafios da redução de carbono, com base em estudos de caso e exemplos de modelos intersetoriais e interterritoriais.
Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) Empresas turismo energia ambiente UPTEC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio