Notícia
UPS espera que a Comissão Europeia bloqueie compra da TNT
A United Parcel Service afirmou que espera que a entidade reguladora da Comissão Europeia bloqueie a sua proposta de 5,16 mil milhões de euros para a aquisição da TNT Express.
A UPS irá pagar 200 milhões de euros à TNT e retirar a oferta, caso a entidade reguladora a proíba, confessou a empresa em declarações. Espera-se que a decisão seja formalmente adoptada dentro de algumas semanas, de acordo com a Bloomberg.
“Estamos extremamente desapontados com a posição da Comissão Europeia”, confessou o presidente do conselho de administração, Scott Davis, acrescentando: “nós oferecemos soluções pensadas para responder às preocupações da Comissão Europeia com a transacção”.
O comissário da competitividade da União Europeia, Joaquin Almunia, disse a semana passada que uma oferta pública de aquisição por parte da UPS faria com que fosse precisa outra empresa para ocupar o vazio deixado, com o mesmo poder de mercado. “Precisamos de substituir a TNT por outro jogador de mercado equivalente”.
A entidade reguladora formulou as suas objecções em Outubro, constatando que a TNT e a DHL são os líderes de mercado, juntamente com a UPS, fazendo com que a oferta pudesse gerar falta de competitividade no ramo, causando graves prejuízos no mercado.