Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Union Fenosa quer fusões e diz que EDP é um «bom parceiro»

O presidente da Union Fenosa espera que aconteçam fusões entre as companhias eléctricas de Espanha nos próximos tempos e diz que a Energias de Portugal (EDP) e a Gás Natural são «bons parceiros» para a sua empresa.

05 de Novembro de 2004 às 15:03
  • ...

O presidente da Union Fenosa espera que aconteçam fusões entre as companhias eléctricas de Espanha nos próximos tempos e diz que a Energias de Portugal (EDP) e a Gás Natural são «bons parceiros» para a sua empresa.

António Basagoiti, presidente do Conselho de Administração da Union Fenosa, disse numa entrevista à Bloomberg, que as eléctricas espanholas têm de realizar uma fusão com vista a criar uma companhia que consiga concorrer com os «gigantes» europeus.

Para Basagoiti, a EDP [edp] e a Gás Natural podem ser «bons parceiros» para a Fenosa. «Se existir uma oferta que crie valor, vamos considera-la», disse a mesma fonte, acrescentando que «o sector está agora a começar a mexer».

O tema de fusões entre empresas energéticas espanholas tem sido recorrente nos últimos anos e voltou agora a intensificar-se, depois de o antigo líder da Gás Natural, Antoni Brufau, ter sido eleito presidente da Repsol.

Já foram várias as tentativas de fusões entre empresas energéticas espanholas - envolvendo a Endesa, Iberdrola e Gás Natural – mas o anterior Governo espanhol nunca o permitiu.

Contudo, o Executivo liderado por Zapatero, já admitiu que é favorável à criação de um «campeão» energético espanhol.

Assim, Basagoiti diz que um provável movimento de consolidação no sector em Espanha só acontecerá depois Abril do próximo ano, quando for alterada a administração do regulador espanhol da energia.

Os rumores sobre uma possível consolidação entre a EDP e a Fenosa também já circularam no passado no mercado. A EDP é a terceira maior eléctrica da Península Ibéria e em Espanha controla a Hidrocantábrico, empresa onde vai reforçar a posição para 95,7%.

A Fenosa é a terceira maior de Espanha, à frente da Cantábrico, e atrás da Endesa e da Iberdrola. Esta última é accionista da EDP, com uma posição de 5%.

As acções da EDP seguiam a descer 2,08% para os 2,35 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio