Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

TWA ultima venda à American Airlines

O conselho de administração da Trans World Airlines (TWA) está a preparar a declaração de falência da transportadora aérea norte-americana, para facilitar a alienação dos seus activos à American...

10 de Janeiro de 2001 às 12:08
  • ...
O conselho de administração da Trans World Airlines (TWA) está a preparar a declaração de falência da transportadora aérea norte-americana, para facilitar a alienação dos seus activos à American Airlines, noticiaram jornais norte-americanos.

A AMR Corp, empresa detentora da segunda maior companhia aérea dos Estados Unidos, deverá pagar 500 milhões dólares (531 milhões de euros ou 106,5 milhões de contos) pela aquisição da TWA, noticiou o jornal norte-americano «Wall Street Journal».

A operação prevê que a AMR assuma o «leasing» de aviões da TWA no valor de 3 mil milhões de dólares (3,2 mil milhões de euros ou 642 milhões de contos), refere o mesmo jornal.

A aquisição da TWA permitirá à AMR controlar 25% do mercado dos Estados Unidos, o que tem suscitado a preocupação de associações de consumidores e de agentes de viagens, face à criação de um oligopólio, em conjunto com a Delta Airlines e a US Airways, no sector de transporte aéreo de passageiros.

A AMR com a compra da TWA, levará a que 85% do mercado norte-americano seja controlado apenas por três grupos de empresas.

A aprovação final do negócio dependerá do Governo norte-americano.

A AMR encerrou a sessão de ontem nos 38,94 dólares (41,37 euros 8.294 escudos) a perder 6,17%. A TWA terminou a sessão de 5 de Janeiro de 2001, último dia em que transaccionou, nos 1,40 dólares (1,32 euros ou 265 escudos), registando uma queda de 10,20%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio