Notícia
Teleweb e Maxitelsat recebem licença para a rede fixa
O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) atribuiu a mais dois operadores licenças para operar na rede fixa. A Teleweb e a Maxitelsat juntam-se assim à E3G e à Sonae Rede de Dados (SRD), que...
A Teleweb, que também apresentou candidatura a duas licenças para o acesso fixo via rádio, tem como principal accionista o grupo Finantel com uma participação de 55%. A FirstMark Communications, um dos operadores líderes do mercado europeu, é o parceiro estratégico que detém 35%, estando os restantes 10% divididos pelo Investimentos e Participações Empresariais (IPE) e pelo Banco de Investimento Global (BIG). A operadora prevê realizar um investimento de 134,7 milhões de euros (27 milhões de contos) nos próximos cinco anos.
A Maxitelsat vai realizar um investimento de 124,7 milhões de euros (25 milhões de contos), nos próximos cinco anos, e espera obter no fim desse período uma quota de mercado entre os 10% e os 20%. Como parceiro a empresa do grupo Maxitel contará com a ECI Telecom.
A aguardar uma decisão do ICP, para obterem a licença para operar na rede fixa, estão ainda a Comnexo, a Telecel, a Jazztel, a Interroute, a TMN, a Eastécnica e a Global One. Recorde-se que não existe número limite de licenças a atribuir para operar na rede fixa, estando a sua atribuição dependente apenas do cumprimento dos requisitos impostos na lei, por parte dos candidatos.