Notícia
Telepizza e Pizza Hut fazem aliança mas mantêm marcas separadas
As rivais Telepizza e Pizza Hut chegaram a acordo para uma parceria com vista à expansão do grupo espanhol na América Latina, Espanha, Portugal e Suíça.
A Telepizza e a Pizza Hut chegaram a acordo para estabelecer uma parceria, anunciaram as empresas em comunicado divulgado esta quarta-feira, 16 de Maio.
O objectivo do grupo Grupo Telepizza nesta aliança com a Yum! Brands passa por expandir a actividade do grupo espanhol para os mercados da América Latina, Caraíbas, Espanha, Portugal e Suíça, adiantam as empresas no comunicado citado pela Bloomberg.
Nos mercados em causa (excepto o brasileiro), o grupo dono da Telepizza vai passar a gerir as lojas franquiadas da Pizza Hut, embora se mantenham como marcas separadas.
A Telepizza tornar-se no principal franquiador da Pizza Hut, supervisionando praticamente mil lojas da marca norte-americana. Com esta aliança, a Telepizza quase duplica o número de lojas.
Ao longo dos próximos 10 anos, a Telepizza quer abrir 1.300 novas lojas e um total de 2.550 nos próximos 20 anos, a maior parte das mesmas sob a marca Pizza Hut. Por outro lado, a Pizza Hut vai tornar-se líder nos mercados da América Latina e das Caraíbas, já que passará a deter as lojas da Telepizza.
Em Portugal, a Pizza Hut é uma marca detida pela Ibersol, cujas acções seguem esta manhã a desvalorizar 0,88% para 11,25 euros. Já os títulos do Grupo Telepizza disparam 7,25% em Madrid para 5,77 euros.
A Ibersol detém cerca de 90 lojas Pizza Hut no mercado português e a Telepizza em torno de 100 restaurantes. A conclusão da aliança está ainda dependente da aprovação dos reguladores.