Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

TAP: PCP questiona Bruxelas sobre ligações de Neeleman à Airbus

Eurodeputado João Pimenta Lopes perguntou a Bruxelas que avaliação faz do processo de privatização da TAP e ao acordo que empresário David Neeleman fez com a Airbus.

O anúncio da greve levou a TAP a cancelar 360 voos.
Miguel Baltazar
13 de Junho de 2023 às 13:54
  • ...
O eurodeputado João Pimenta Lopes, do PCP, questionou esta terça-feira a Comissão Europeia sobre a ligação do empresário David Neeleman à Airbus, que alegadamente terá lesado a TAP Air Portugal em 444 milhões de euros.

Pimenta Lopes pergunta a Bruxelas que avaliação faz do processo de privatização da TAP e ao acordo que Neeleman fez com a Airbus, ao abrigo do qual o fabricante europeu de aviões, diz, terá entregado "226,75 milhões de dólares [209,94 milhões de euros ao câmbio atual] a outra sociedade de Neeleman, dinheiro depois canalizado para a Atlantic Gateway".

A verba foi depois usada "para a injeção de capital que garantiu a privatização" da TAP, argumenta ainda o eurodeputado, concluindo que "Neeleman comprou a TAP com dinheiro da TAP.

O negócio - segundo a pergunta enviada à Comissão Europeia - "envolveu a desistência do leasing de 12 aeronaves A350 e a assinatura de um contrato para adquirir 53 novos aviões", pelos quais a TAP terá pagado cerca de 254 milhões de dólares (230 milhões de euros) acima do valor de mercado no 'leasing' dos novos aviões.

Pimenta Lopes questiona também o executivo comunitário sobre o "envolvimento e responsabilidades da Airbus".

A Atlantic Gateway - consórcio de Neeleman e Humberto Pedrosa (Grupo Barraqueiro) - foi selecionada para a privatização da TAP, em junho de 2015, tendo adquirido o controlo de 45% do capital da transportadora aérea de bandeira portuguesa.

A privatização foi revertida em 2016 pelo Governo de António Costa, com a nacionalização da TAP, que, entretanto, vai ser novamente privatizada.
Ver comentários
Saber mais David Neeleman TAP Air Portugal PCP João Pimenta Lopes Bruxelas Airbus Comissão Europeia transportes aviação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio