Notícia
Suspeitas de manipulação de audiências leva a buscas da PJ na GFK
A GFK, que mede as audiências televisivas em Portugal, está a ser alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária. Em causa estão suspeitas de adulteração dos resultados das audiências, com consequências no mercado publicitário.
11 de Outubro de 2022 às 11:50
A Polícia Judiciária (PJ) está a fazer buscas na sede da GFK, a entidade que mede as audiências televisivas em Portugal, é o que avança a CNN Portugal.
De acordo com o canal de informação, esta é uma investigação que decorre no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) há cerca de um ano e meio e a investigação foi delegada na PJ.
Já em julho, o Nascer do Sol tinha noticiado que o Ministério Público estava a investigar os resultados das audiências televisivas, com a solicitação à NOS, Vodafone e Altice dados sobre as audiências registadas no cabo, uma vez que não seriam coincidentes com os dados divulgados pela GFK.
O semanário adianta ainda que as diferenças na forma como as audiências são medidas tem levantado dúvidas nas estações televisivas, o que culminou, no ano passado, num pedido de auditoria por parte da TVI à Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM).
Notícia atualizada