Notícia
Sotheby’s leva a leilão o diamante mais caro do mundo
Um diamante rosa de quase 60 quilates, avaliado em mais de 44 milhões de euros, baptizado de “Pink Star”, será colocado à venda no próximo dia 13 de Novembro na casa de leilões Sotheby’s de Genebra.
A pedra preciosa com 59,6 quilates, com uma forma oval e livre de impurezas, é “a melhor oferta até ao momento com estas características de cor e pureza”, afirmou o presidente da Sotheby’s Suiça, David Bennet.
O “Pink Star” recebeu a maior qualificação em cor e claridade pelo Instituto Gemológico da América, e encontra-se no segundo percentil de todos os diamantes conhecidos como "Type IIa", uma categoria quimicamente mais pura e com uma extraordinária transparência óptica, noticia o "El Mundo".
Esta gema é duas vezes maior que o “Graff Pink”, um diamante rosa de 24,78 quilates, que estabeleceu o recorde mundial em leilão para uma jóia ao alcançar os 34,2 milhões de euros. O recorde actual por quilate para um diamante rosa situa-se nos 1,6 milhões de euros, estabelecido por uma jóia de cinco quilates.
Bennett sublinha a “grande importância” desta gema, com uma “riqueza de cor e extraordinário tamanho”, que ultrapassa as características de todos os diamantes rosas conhecidos. “Se já é difícil encontrar diamantes rosas de cinco quilates, esta pedra com quase 60 [quilates] supera qualquer indicador e passa a ser, na minha opinião, um dos maiores tesouros da natureza”.
Este diamante foi descoberto em 1999, na África do Sul, e pesava 123,5 quilates, tendo sido polido e talhado durante dois anos, de forma a chegar ao público no formato e tamanho que hoje se conhecem.
Antes da sua venda em Novembro, o “Pink Star” passará por Genebra, Hong Kong, Nova Iorque, Londres e Zurique.