Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae Indústria procede ao despedimento colectivo de 42 trabalhadores

A Sonae Indústria vai proceder ao despedimento colectivo de 42 dos 130 trabalhadores das fábricas da Móvelpartes em Paredes e Alcanede para "garantir a viabilidade" da empresa, disse hoje à Lusa fonte do grupo.

20 de Janeiro de 2009 às 16:19
  • ...
A Sonae Indústria vai proceder ao despedimento colectivo de 42 dos 130 trabalhadores das fábricas da Móvelpartes em Paredes e Alcanede para "garantir a viabilidade" da empresa, disse hoje à Lusa fonte do grupo.

Segundo a responsável de comunicação da Sonae Indústria, a medida faz parte de um "processo de reestruturação" em curso para "garantir a viabilidade" da Móvelpartes e a "manutenção da maioria dos postos de trabalho", face ao "decréscimo enorme" do mercado do mobiliário.

O objectivo é "optimizar a capacidade das duas fábricas" da empresa em Alcanede (Santarém) e em Vilela (Paredes), concentrando na primeira a produção de mobiliário e na segunda a produção de perfis e molduras.

Sem especificar quantos trabalhadores serão despedidos em cada uma das fábricas, a fonte adiantou apenas que serão "muitos mais de Paredes do que de Alcanede". "Mas não vamos encerrar nenhuma das unidades", frisou.

De acordo com a responsável, a Móvelpartes é uma "pequena empresa" da Sonae Indústria que produz peças para mobiliário em 'kit' a partir de derivados e painéis de madeira. "A Móvelpartes trabalha com os nosso produtos, mas não opera no nosso 'core business', que são os derivados e os painéis de madeira", salientou.

Confrontada com a garantia dada segunda-feira pelo presidente executivo da Sonae SGPS de que o grupo não iria despedir trabalhadores apesar da crise económica, a fonte esclareceu que Paulo Azevedo "falava da Sonae SGPS, não da Sonae Indústria". "[Paulo Azevedo] referia-se à Sonae SGPS, não à Sonae Indústria, que desde o 'spin off' não está debaixo da tutela da Sonae", disse, acrescentando que a SGPS só tem, actualmente, "debaixo da sua alçada" a Sonae Sierra, Sonae Distribuição e Sonaecom.

Concretizado em 2005, o 'spin off' da Sonae Indústria consistiu no destaque da participação financeira do capital desta empresa para fusão na Sonae 3P - Panels, Pulp and Paper, SGPS, SA, a qual incorporou por fusão a Sonae Indústria, passando a adoptar a denominação Sonae Indústria, SGPS, SA. Com a formalização do projecto de cisão-fusão e de fusão a Sonae SGPS passou a deter apenas (directa ou indirectamente) 6,66% do capital social da Sonae Indústria.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio