Notícia
Sociedade da Água do Luso investe 10 milhões de euros; separa negócios
A Sociedade da Água do Luso (SAL) vai investir 10 milhões de euros no lançamento do projecto Luso 2007, para a cisão da área industrial e de serviços, disse ao Negocios.pt João Barreiros Cardoso, administrador delegado da empresa.
A maioria do investimento será aplicado na construção de novas infra-estruturas, separadas entre as actividades do SAL que se dedicará à comercialização de águas minerais das marcas Luso e Cruzeiro e à Sociedade do Grande Hotel do Luso.
Esta última área de actividade prevê um «up-grade» do hotel para a criação de um «imobiliário turístico e de lazer e a construção de um Spa», explicou em conferência de imprensa, Francisco Carvalho Martins, presidente do Conselho de Administração.
Este último sector contempla a possibilidade de parcerias com empresas especializadas no sector turístico-termal.
Fonte da SAL explicou ao Negocios.pt «que a conjugação da marca Luso com a envolvente da vila do Luso, poderá criar um conceito único em Portugal».
Entre os vários projectos a serem iniciados em 2003, prevê-se a construção de uma conduta que irá ligar a fábrica do Luso à fábrica do Cruzeiro, separadas por 4,2 km.
Esta situação vai permitir sinergias operativas «através da optimização de lay-outs e melhoria de eficiência».
A Sociedade da Água de Luso é líder de mercado com uma quota de 33,4% no mercado das águas lisas e 30% do conjunto de águas engarrafadas.
A SAL é detida em 100% pela VTR SGPS, do Grupo Centralcer. Alguns dos accionistas mais relevantes da VTR são a Parfil, o Banco Espírito Santo [BESNN] e a Fundação Bissaya Barreto.