Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

SIBS lança serviço para receber e pagar facturas directamente no "homebanking"

O MBDox vai estar disponível na próxima segunda-feira. Nesta primeira fase, apenas podem aderir os clientes da CGD e do Millennium bcp para facturas emitidas pela PT, Meo, Vodafone e Gascan.

07 de Setembro de 2010 às 12:26
  • 7
  • ...
A SIBS, empresa que gere a rede Multibanco, vai lançar na próxima segunda-feira um novo serviço, o MBDox, que permite receber facturas de diversos serviços através do serviço de “hombanking” e proceder ao respectivo pagamento sem necessidade de ter o documento em papel. “Esperamos que o MBDox venha a ser mais uma razão de sucesso para a SIBS e para Portugal”, sublinhou Vítor Bento, presidente da empresa, na apresentação do serviço à imprensa.

“Para o utilizador final é um serviço gratuito, em que não há necessidade de autenticação adicional [não é exigida qualquer chave de acesso], e é um serviço ecológico, uma vez que utiliza a factura electrónica”, adiantou Raul Neves, director-geral da SIBS Processoas, a empresa do grupo SIBS responsável pelo desenvolvimento desta funcionalidade. Tendo em conta que em Portugal há dois milhões de utilizadores de “homebanking” e que, em média, cada um recebe cinco facturas em papel, a adesão a este serviço permite poupar 40 mil árvores que seriam necessárias para emitir as facturas em papel.

Mas, para já, nem todas as facturas poderão ser recebidas através do MBDox. Nesta primeira fase, apenas os documentos emitidos pela Vodafone, PT Comunicações, Meo e Gascan estarão disponíveis. A ideia é “vir a contar com os principais emissores de facturas” em Portugal, mas também “com pequenos emissores, como o ginásio, o colégio ou o condomínio” do utilizador, adiantou Raul Neves. Em fase de implementação está já a facturação emitida pela ZON.

Este serviço vai estar disponível também para clientes das empresas aderentes que procedam ao pagamento daqueles serviços de telecomunicações ou gás através de débito directo. Nesse caso, os utilizadores passam a receber a factura electrónica via “homebanking” em vez de receberem o documento em papel em casa.

No dia 13 de Setembro, o MBDox vai estar disponível apenas para os utilizadores de “homebanking” da Caixa Geral de Depósitos e do Millennium bcp. Em fase de adesão estão o Banco Espírito Santo e o Banco BPI. Quando o serviço estiver a funcionar nos quatro bancos, o MBDox abrangerá 1,5 milhões de utilizadores de “homebanking” em Portugal, ou seja, 75% do total.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio