Notícia
SAD do Sporting regista lucros no primeiro trimestre
A SAD leonina fechou o primeiro trimestre fiscal com um lucro de 7,2 milhões de euros, num período em que vendeu os passes dos jogadores Bruma e Ilori.
A SAD do Sporting terminou o primeiro trimestre do ano, terminado a 30 de Setembro, com um lucro de 7,2 milhões de euros, o que compara com o prejuízo de 7,7 milhões de euros registado em igual período do ano passado, de acordo com um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A contribuir para este comportamento estiveram essencialmente dois factores. Por um lado houve uma redução dos custos operacionais, “em consequência do processo reestruturação financeira e operacional”, que levou a reduções salariais e de número de funcionários.
Por outro lado a SAD registou mais-valias com a venda de passes de jogadores, num total de 16,27 milhões de euros, o que corresponde a um aumento nominal de 12,28 milhões face ao mesmo período do ano passado. “Estas mais-valias estão principalmente associadas à alienação dos direitos desportivos dos jogadores Bruma e Tiago Ilori”, adianta a mesma fonte.
A SAD leonina adianta que a redução de custos é para continuar, explicando que “nos 12 meses findos em 30 de Junho de 2013, os gastos com o pessoal totais foram de 41.652 milhares de euros enquanto para Junho do próximo ano se perspectiva uma redução de cerca de 35% face à estrutura actual. Esta redução poderá ser maior depois de resolvidos alguns casos de jogadores excedentários.”
“Uma das grandes diferenças verifica-se nos custos com o plantel que era de 26.294 no último exercício e, actualmente ronda os 15.000 milhares de euros, conduzindo a uma descida de cerca 42%. Constata-se igualmente uma poupança significativa nos custos com a estrutura técnica, passando de 3.826 milhares de euros para 1.800 milhares de euros.”