Notícia
Regulador espanhol contra venda da rede da Shell à Galp
A compra da rede da Shell em Espanha pela Galp Energia poderá esbarrar na oposição das autoridades espanhóis. Um relatório da Comisíon Nacional de Energia (CNE), regulador espanhol para a energia considera que a participação maioritária do Estado portuguê
A compra da rede da Shell em Espanha pela Galp Energia poderá esbarrar na oposição das autoridades espanhóis. Um relatório da Comisíon Nacional de Energia (CNE), regulador espanhol para a energia, referido pelo jornal Expansíon, considera que a participação maioritária do Estado português no capital da Galp pode distorcer o sector de combustíveis em Espanha.
No relatório que aborda o aumento da participação da Galp numa filial espanhola, a CNE adverte para as diferenças de mercado entre os dois países, visíveis na margem para investir e no poder especial do Estado pela sua forte presença no sector.
Segundo a CNE, o Estado português tem 85% da Galp, por isso defende que é aplicável a lei que limita a 3% os direitos de voto de uma empresa estrangeira participada pelo Estado no capital de uma grupo de energia espanhol.
(leia mais no Jornal de Negócios de hoje)