Notícia
PT reitera abertura para alianças com operadores europeus
A Portugal Telecom está aberta a alianças estratégicas com outros operadores europeus, que não sejam a Telefónica, para ganhos de dimensão, afirmou hoje Murteira Nabo, presidente da maior operadora nacional.
A PT tem uma parceria com a espanhola Telefónica para o negócio de telefonia móvel no Brasil, estando ambas as empresas em fase de aglutinação das suas participações no capital de operadoras brasileiras sob uma mesma entidade, detida em partes iguais pelas empresas ibéricas.
A constituição da empresa deverá ficar concluída durante o primeiro semestre deste ano. Apesar da PT [PLTM] ter esta aliança com a Telefónica, Murteira Nabo salienta que a mesma não traduz um regime de exclusividade entre as empresas.
«O crescimento da PT será feito através de parcerias e alianças», afirmou aquele responsável, sublinhando que «no futuro deverão ocorrer parcerias na Europa para ganhos e escala, o que não quer dizer que seja com o mesmo parceiro», afirmou o responsável máximo da PT no 11º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento das Comunicações (APDC).
Murteira Nabo negou de novo a possibilidade de uma fusão entre as operadoras ibéricas.
«Uma possível fusão entre a PT e a Telefónica é disparate», acrescentou Murteira Nabo.
A Telefónica tem 4,75% da PT e já obteve aprovação dos accionistas da empresa para aumentar a sua posição para 10%.
As acções da PT encerraram nos 9,15 euros (1.834 escudos), a subir 3,39%