Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Proposta público-privada para novo curso de medicina nas mãos do Governo

CESPU e Universidade de Trás-os-Montes unem esforços e querem abrir 60 vagas por ano.

29 de Julho de 2009 às 19:39
  • ...
A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) apresentaram ao Governo um projecto de parceria público-privada para a criação de um curso de medicina. A proposta já está nas mãos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.



As duas escolas querem abrir um novo mestrado integrado na área (“licenciatura + mestrado”) e está prevista a criação de 60 vagas por ano.



“Não estamos aqui a pedir uma nova faculdade de medicina. Queremos apenas que se autorize a atribuição de um novo curso”, disse hoje o presidente do grupo CESPU, António Almeida Dias.



Os responsáveis da iniciativa esperam sensibilizar o Governo com três argumentos fundamentais. O primeiro tem por base o elevado número de estudantes portugueses a estudar medicina lá fora e a UTAD e a CESPU querem criar uma nova alternativa em Portugal. Por outro lado, as duas instituições dizem querer contribuir para a redução do número de médicos estrangeiros em Portugal. Finalmente, a CESPU e a UTAD pretendem fixar quadros médicos na região de Trás-os-Montes e Alto Douro e na região do Tâmega e Sousa.



Refira-se que a CESPU apresentou no ano passado uma proposta ao Governo para a criação de um curso de medicina, proposta essa que não foi aceite pelo Executivo.



Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio