Notícia
Presidente do Carrefour expulso da "holding" da família Halley
O maior accionista do Carrefour, a família Halley, quebrou relações com o presidente da sua “holding”, Luc Vandevelde, actual presidente da retalhista francesa, afirmando que está em desacordo relativamente à estratégia definida para o Carrefour.
O maior accionista do Carrefour, a família Halley, quebrou relações com o presidente da sua "holding", Luc Vandevelde, actual presidente da retalhista francesa, afirmando que está em desacordo relativamente à estratégia definida para o Carrefour.
Os Halley, que controlam 13% do capital social do Carrefour, afirmaram em comunicado ao regulador, citado pela Bloomberg, que nomearam Bernard Bontoux para substituir Vandevelde no cargo de presidente da sua "holding", a Citra.
A família Halley é a fundadora da Promodes, uma companhia que foi vendida ao Carrefour em 1999, enquanto Vandevelde era o presidente executivo.
"A família substitui Vandevelde porque já não partilha dos seus objectivos estratégicos", afirmou Arnaud Monnin, porta-voz da Citra, citado pela agência Bloomberg, destacando "que é seu compromisso continuar como maior accionista do Carrefour", acrescenta a Citra no mesmo comunicado.
Hoje, Vandevelde anunciou que adquiriu cerca de 10 milhões de euros em acções do Carrefour. As acções da retalhista terminaram a sessão a valorizar 3,9% para encerrarem nos 48 euros, valor que avalia a empresa em 34 mil milhões de euros.
Segundo o próprio Vandevelde, a aquisição teve como objectivo permitir-lhe "manter o nível do seu investimento pessoal" no Carrefour, após a sua saída da Citra, a "holding" da família Halley.