Notícia
Preços da produção industrial continuam a subir. Em setembro, cresceram quase 1%
No acumulado do trimestre, o índice registou uma variação homóloga positiva de 1,6%. Entre abril e junho de 2024, crescimento tinha sido apenas de 0,6%.
É a terceira subida consecutiva. Em setembro, os preços da produção industrial cresceram 0,9% face ao mesmo mês do ano passado – um crescimento inferior ao registado em agosto, quando aumentaram 2%.
Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, excluindo o setor da energia, a variação do índice foi muito superior, nos 1,9%, quando no mês anterior se tinha cifrado nos 2,1%.
No terceiro trimestre de 2024, os preços na produção industrial aumentaram 1,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre abril e junho, o crescimento tinha sido apenas de 0,6%.
No que toca aos bens intermédios e bens de consumo, os preços mantêm a trajetória de subida face a agosto, com aumentos de 1,4% e 3,3% em setembro, respetivamente. Estes valores são inferior aos observados no mês anterior.
O aumento de preços deu-se também no setor das indústrias transformadoras, com um avanço de 0,4%. Por sua vez, o índice da eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio registou uma variação homóloga de 5,9% em setembro.
Já nos agrupamentos da energia e bens de investimento, os preços contrariam a tendência geral e apresentaram reduções de 3,4% e 0,2%, respetivamente. Em agosto, a variação dos preços da energia tinha sido positivo (+1,5%), enquanto os de bens de investimento tinham permanecido inalterados.