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Portugal com 23 novos centros comerciais até 2007
O mercado de centros comerciais nacional deverá crescer cerca de 25% em termos de Área Bruta Locável (ABL) em 2006 e 2007, estando previsto o desenvolvimento de 23 equipamentos comerciais, dos quais três são ampliações de projectos já existentes, num tota
O mercado de centros comerciais nacional deverá crescer cerca de 25% em termos de Área Bruta Locável (ABL) em 2006 e 2007, estando previsto o desenvolvimento de 23 equipamentos comerciais, dos quais três são ampliações de projectos já existentes, num total de 592.369 m² de ABL, avança hoje a consultora Jones Lang LaSalle.
Segundo a mesma fonte, até 2007 estão confirmados 15 centros comerciais, quatro «retail parks», dois «leisure centers», um conceito misto e um grande armazém. Este número aumentará o« stock» actual de centros comerciais para os 2.985.126 m² de ABL.
A ABL inaugurada deverá ascender aos 300.869 m² distribuídos por 13 complexos, enquanto que em 2007 deverá subir aos 291.500 m² num total de 10 complexos, «com especial destaque para a abertura do Dolce Vita Tejo, o maior centro comercial do país, cuja ABL ascenderá aos 122.000 m²», sublinha o comunicado.
A mesma fonte acrescenta que este cenário de crescimento «poderá ser ainda mais acentuado, se tivermos em conta os projectos que estão a aguardar licença que totalizam 690.607 m² e que, em conjunto, poderão fazer aumentar o ‘stock’ para 3,675 milhões de m²».
Decréscimo de 24% na ABL de complexos inaugurados em 2005
No final de 2005, o «stock» de centros comerciais em Portugal ascendia aos 2.392.757 m² de ABL distribuídos por 126 complexos, explica a consultora sublinhando que se verificou a abertura de nove novos complexos num total de 210.247 m² de ABL, o que representa um decréscimo anual de cerca de 24% face aos 277.600 m² inaugurados em 2004.