Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Parpública com prejuízos de 75,766 milhões no primeiro semestre de 2013

O primeiro semestre de 2013 foi desfavorável para a generalidade dos negócios do grupo Parpública, o que levou a um resultado consolidado negativo de 75,766 milhões de euros, fruto essencialmente do segmento das actividades aeronáuticas e da Parpública, que contribuíram com um prejuízo de 112,072 milhões de euros.

30 de Agosto de 2013 às 22:22
  • ...

O segmento das actividades aeronáuticas continua a incluir os grupos ANA e TAP porque, até 30 de Junho, a alienação das acções representativas do capital social da ANA não estava ainda concretizada. A produção dos efeitos do contrato está dependente da verificação de um conjunto de condições prévias, cujo fecho se prevê que ocorra durante o semestre em curso.

 

A TAP encerrou o primeiro semestre de 2013 com um resultado líquido negativo de 136,6 milhões de euros, ainda assim melhor do que o de igual período do ano anterior.

 

A Parpública foi a empresa do grupo que apresentou o pior resultado para o semestre, com um prejuízo de 155,1 milhões de euros. No caso particular da Parpública, "será de destacar o volume de dividendos recebidos de participações, que se situou num plano substancialmente inferior ao mesmo período do ano anterior, o reforço da provisão para a TAP em face das perdas registadas por aquela subsidiária no primeiro semestre, o impacto do reconhecimento inicial do financiamento cedido pelo consórcio ELOS e a variação de algumas participações ao justo valor".

 

Os contributos mais positivos para o grupo advêm do segmento dos serviços postais e do segmento de águas e resíduos. O grupo CTT apresentou um resultado líquido consolidado de 31,6 milhões de euros para o primeiro semestre de 2013, o que corresponde a uma rentabilidade dos capitais próprios de 12%. Este lucro, apesar de representar cerca de 80% do resultado alcançado em todo o ano de 2012, é inferior em 14,2% ao resultado do primeiro semestre de 2012.

 

O resultado líquido consolidado do grupo AdP (Águas de Portugal) ascendeu aos 55,3 milhões de euros, superando o alcançado no período homólogo de 2012, devido a uma melhoria dos resultados financeiros.

Ver comentários
Saber mais Parpública resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio