Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nova oferta de centros comerciais em Portugal deve crescer 21% em 2008

A nova área bruta locável (ABL) a inaugurar em centros comerciais em Portugal no próximo ano ascenderá a 218 mil metros quadrados, segundo as estimativas da CB Richard Ellis, que projecta para 2007 nova ABL de 181 mil metros quadrados, o que a confirmar-s

13 de Novembro de 2007 às 12:15
  • ...

A nova área bruta locável (ABL) a inaugurar em centros comerciais em Portugal no próximo ano ascenderá a 218 mil metros quadrados, segundo as estimativas da CB Richard Ellis, que projecta para 2007 nova ABL de 181 mil metros quadrados, o que a confirmar-se se traduz num crescimento de 21% em 2008.

O último boletim do mercado de retalho da CB Richard Ellis, hoje divulgado, indica que para 2008 estão previstas as inaugurações de centros comerciais em Castelo Branco (Auchan), Barreiro (Multi Development), Guarda (um da IBRD, "joint venture" da TCN com a Ocean Capital, e outro da FDO Imobiliária), Matosinhos (IKEA), Viseu (Visabeira) e Caldas da Rainha (FDO Imobiliária).

Nas contas dos projectos inaugurados ou a inaugurar este ano a consultora inclui centros na Batalha (Rino & Rino), Ovar (Chamartín Imobiliária), São João da Madeira (Sonae Sierra), Torres Vedras (Mundicenter), Funchal (Chamartín Imobiliária), Castelo Branco (Multi Development), Porto (Ferreiros & Almeida) e Alfragide (Auchan).

"Refira-se ainda, a existência, para 2009, de mais projectos com licença comercial atribuída, em várias cidades do país, nomeadamente Amadora, Portalegre, Pombal, Évora, Guimarães, Braga, Beja, entre outras. Um elevado número de cadeias internacionais estão já fortemente representadas no mercado nacional. Notou-se, ao longo deste ano, alguma movimentação, com várias marcas a inaugurar lojas em centros comerciais, como a Sebago, a Friday´sProject, insígnia do Grupo Inditex, ou a MissSixty", diz o boletim de retalho da CB Richard Ellis.

No segmento de "retail parks" o crescimento relativo ainda será maior, já que a consultora espera um aumento de 50% na ABL a inaugurar em 2008, que deverá chegar a 105 mil metros quadrados, contra os 69 mil metros quadrados previstos para este ano.

"Nota-se neste tipo de conceito a presença de diversos operadores relacionados com o sector de electrodomésticos, bricolage, artigos para o lar e cadeias de hard-discount, como a Rádio Popular, LeroyMerlin, Izi(ex-MestreMaco), Aki, MultiÓpticas, entre outras", comenta a CB Richard Ellis.

Relativamente aos primeiros nove meses do ano confirma-se, segundo a mesma fonte, a tendência revelada pelos principais promotores imobiliários, nacionais e estrangeiros, em diversificar geograficamente os seus projectos. "No que diz respeito ao conceito, a esmagadora maioria continua a ser os centros comerciais, aproximadamente 82% do total, enquanto que os "retail parks", por enquanto, representam apenas uma quota de cerca de 11% da oferta actual", indica o boletim.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio