Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Microsoft ataca liderança do iPad com o novo Surface

A Microsoft desvendou o que há algumas semanas não passavam de rumores. A gigante norte-americana apresentou o Surface, o tablet PC que quer destronar o lider iPad no mercado dos tablet PC.

19 de Junho de 2012 às 09:38
  • 9
  • ...
O Surface tem um aspecto semelhante ao iPad, tendo um teclado opcional, com um ecrã de 10.6’’, mais ou menos 27 cms. Quanto ao sistema operativo, a Microsoft apresentou o que já se suspeitava, ou seja, o Windows RT, uma versão mais leve e mais sustentável energeticamente do Windows 8.

No entanto, os utilizadores que quiserem um tablet mais potente também será lançada a versão com o sistema operativo Windows 8 Pro.

O tablet possui ainda duas câmaras e estará disponível nas versões 32 ou 64GB de memória, ou na versão Intel (com mais potencia), com 64 ou 128GB.

Este tablet contará ainda com uma porta USB de 2.0, segundo muitos uma vantagem em relação ao concorrente iPad.

Ainda em relação às caracteríscas, o Surface sairá para o mercado na versão “touch” que detecta os gestos assim que está a escrever e outra que é um autêntico teclado, mas mais fino do que um PC habitual e que serve também de capa. Conta ainda com microfones stereo, permitindo a realização de videoconferências.

Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows da Microsoft, caracterizou este dispositivo como “um tablet que é um PC melhor e um PC que é um table fantástico”, noticiou a Sky News.

A Microsoft não detalhou qual será o preço deste dispositivo no mercado, contudo a imprensa internacional refere que deverá ser comparável aos tablets ARM e aos ultrabooks, ou seja, poderá estar compreendido entre os 400 euros e os 800 euros.

Na sua análise, após o anúncio de ontem, a IDC refere que a Microsoft revela pouco quanto ao "software" deste novo dispositivo. "A Microsoft precisa de dar mais detalhes acerca do Windows 8", refere a consultora numa nota à imprensa.

A IDC refere ainda que "os consumidores não irão pagar um preço premium pelo Surface enquanto não entenderem qual é o valor adicional que este dispositivo traz em relação ao iPad e como é que este tablet é integrado com os PC, consolas e Windows Phone".

Foram várias as fabricantes que lançaram tablet PC para fazer concorrência à Apple, mas o iPad continua a dominar o mercado. Segundo a IDC, citada pela Bloomberg, o iPad terá uma quota de 62.5%, acima dos 58.2% do ano passado.

O mercado dos tablets deverá passar 44,9 mil milhões de dólares, em 2011, para os 78,7 mil milhões de dólares, em 2012, segundo os últimos dados do DisplaySearch, citado pela Bloomberg.

O novo Surface chegará ao mercado ainda este ano, assegurou a Microsoft.

Ver comentários
Saber mais Microsoft Surface Apple iPad Tablet PC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio