Notícia
Microsoft ataca liderança do iPad com o novo Surface
A Microsoft desvendou o que há algumas semanas não passavam de rumores. A gigante norte-americana apresentou o Surface, o tablet PC que quer destronar o lider iPad no mercado dos tablet PC.
19 de Junho de 2012 às 09:38

No entanto, os utilizadores que quiserem um tablet mais potente também será lançada a versão com o sistema operativo Windows 8 Pro.
Este tablet contará ainda com uma porta USB de 2.0, segundo muitos uma vantagem em relação ao concorrente iPad.
Ainda em relação às caracteríscas, o Surface sairá para o mercado na versão “touch” que detecta os gestos assim que está a escrever e outra que é um autêntico teclado, mas mais fino do que um PC habitual e que serve também de capa. Conta ainda com microfones stereo, permitindo a realização de videoconferências.
Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows da Microsoft, caracterizou este dispositivo como “um tablet que é um PC melhor e um PC que é um table fantástico”, noticiou a Sky News.
A Microsoft não detalhou qual será o preço deste dispositivo no mercado, contudo a imprensa internacional refere que deverá ser comparável aos tablets ARM e aos ultrabooks, ou seja, poderá estar compreendido entre os 400 euros e os 800 euros.
Na sua análise, após o anúncio de ontem, a IDC refere que a Microsoft revela pouco quanto ao "software" deste novo dispositivo. "A Microsoft precisa de dar mais detalhes acerca do Windows 8", refere a consultora numa nota à imprensa.
A IDC refere ainda que "os consumidores não irão pagar um preço premium pelo Surface enquanto não entenderem qual é o valor adicional que este dispositivo traz em relação ao iPad e como é que este tablet é integrado com os PC, consolas e Windows Phone".
Foram várias as fabricantes que lançaram tablet PC para fazer concorrência à Apple, mas o iPad continua a dominar o mercado. Segundo a IDC, citada pela Bloomberg, o iPad terá uma quota de 62.5%, acima dos 58.2% do ano passado.
O mercado dos tablets deverá passar 44,9 mil milhões de dólares, em 2011, para os 78,7 mil milhões de dólares, em 2012, segundo os últimos dados do DisplaySearch, citado pela Bloomberg.
O novo Surface chegará ao mercado ainda este ano, assegurou a Microsoft.