Notícia
Michael Conolly diz orçamento da TAP prevê lucros em 2005
O orçamento da TAP Air Portugal para 2005 prevê a obtenção de lucros, disse hoje o administrador financeiro da companhia aérea, Michael Conolly, que não adiantou qual o valor previsto, nem se este será melhor que o registado em 2004, pois as contas do ano
O orçamento da TAP Air Portugal para 2005 prevê a obtenção de lucros, disse hoje o administrador financeiro da companhia aérea, Michael Conolly, que não adiantou qual o valor previsto, nem se este será melhor que o registado em 2004, pois as contas do ano passado ainda não estão fechadas.
Conolly, à margem da apresentação da nova imagem da TAP, disse que ainda não foi possível apurar se a TAP teve lucros ou prejuízos, em 2004, adiantando que o valor apurado terá ficado perto do equilíbrio.
Sublinhou contudo que a previsão de lucros para 2005 tem por base o mesmo custo que a empresa teve de suportar em 2004 com o combustível.
A TAP sofre o ano passado uma derrapagem na factura estimada com o combustível na ordem dos 75 milhões de euros, face ao que estava no orçamento. Esta derrapagem é a razão pontada pela empresa para o facto dos resultados poderem ficar aquém do previsto.
No orçamento para 2004, a TAP previa lucros de 15,8 milhões de euros, mas a empresa, tal como outras companhias aéreas, foi penalizada pela escalada dos preços do petróleo ao longo do ano passado. O «brent», petróleo negociado em Londres que serve de referência às importações na Europa, valorizou 33% em 2004 e chegou a atingir máximos históricos ao longo do ano.