Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Menos empresas criadas em Portugal em 2024 mas mais falências

A descida no número de constituições de empresas é inerente a mais de metade dos setores de atividade, mas é especialmente notória no setor dos Transportes, que apresentou uma queda de 22% face ao ano anterior.

A subida dos custos da energia tem vindo a castigar as empresas, particularmente as dos setores industriais.
Marisa Cardoso
07 de Janeiro de 2025 às 14:24
  • ...

O número de empresas criadas em Portugal em 2024 caiu 2,6% para 50.705 do que no ano anterior, já o número de insolvências aumentou pelo segundo ano consecutivo, uma subida de 8,2%, avançou hoje a Informa D&B.

Segundo dados do barómetro anual da Informa D&B, a descida no número de constituições de empresas é inerente a mais de metade dos setores de atividade, mas é especialmente notória no setor dos Transportes, que apresentou uma queda de 22% face ao ano anterior.

O setor Grossista também apresentou uma descida do número de constituição de empresas na ordem dos 12%, seguido do setor do Alojamento e Restauração com uma baixa de 2,6%.

Já em relação aos setores que apresentaram resultados positivos, destaca-se a Construção com um aumento de 7,1% no número de constituições, o que se traduz em cerca de 409 empresas.

De acordo com a Informa D&B, os setores da Construção, Serviços empresariais e Serviços gerais registaram um crescimento na criação de empresas pelo quarto ano consecutivo.

Por zona geográfica, o distrito de Aveiro lidera, com um crescimento de 8,1% no número de empresas criadas em 2024, cerca de 194 acima do número registado em 2023, por outro lado, Lisboa registou a maior queda, de cerca de 9,3%, sensivelmente menos 1.628 constituições que no ano anterior.

Segundo a Informa D&B, o número de empresas que encerraram baixou para 12.818, mas o número de insolvências aumentou 8,2%, tendo-se registado 2.080 novos processos.

A subida deste indicador verificou-se na maioria dos setores de atividade com destaque para o setor das Indústrias, que apresenta maior número de empresas com novos processos de insolvência, mais 25% que em 2023, o que representa cerca de 157 novos processos de insolvência.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio