Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Volvo aumentam 79% com subida de preços; acções caem

A Volvo AB, maior fabricante de camiões europeia, aumentou 79% os seus lucros, uma vez que subiu os preços e melhorou o seu mercado nos Estados Unidos. Para além disso, já disse que vai transferir cerca de metade do valor da sua participação na Scania AB

03 de Fevereiro de 2004 às 10:26
  • ...

A Volvo AB, maior fabricante de camiões europeia, aumentou 79% os seus lucros, uma vez que subiu os preços e melhorou o seu mercado nos Estados Unidos. Para além disso, já disse que vai transferir cerca de metade do valor da sua participação na Scania AB para os accionistas, se não encontrar um comprador para as suas acções.

Os resultados líquidos aumentaram para as 1,14 mil milhões de coroas suecas (124 milhões de euros), ou 2,7 coroas por acção, contra as 638 milhões de coroas suecas (69,42 milhões de euros), ou 1,5 coroas por acção do período homólogo, disse a Volvo em comunicado.

As estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg situavam-se ligeiramente acima nas 1,26 mil milhões de coroas suecas (137 milhões de euros)

As vendas do quarto trimestre também aumentaram, valorizando 6,2% para as 48,73 mil milhões de coroas (5,30 mil milhões de euros), face às 45,88 mil milhões (4,99 mil milhões de euros) obtidas em igual período do ano passado.

"As operações de camiões melhoraram lucrativamente de forma significativa para o grupo, como resultado da redução de custos no Norte da América", disse o presidente executivo da empresa, Leif Johansson, em comunicado.

A Volvo tem aumentado os seus preços, através de modelos que incluem o Volvo FM e o FH, bem como o Renault Magnum heavy truck. A fabricante sueca cortou nos custos, baixando de 18 para duas o número de linhas de motor, encerrando uma fábrica nos Estados Unidos e reduzindo mais de sete mil postos de trabalho.

No entanto, alguns analistas consideram que os resultados líquidos da empresa não foram satisfatórios, como é o caso de um analista do Evli Bank em Stocklolm, Anders Berg, que acha que "os lucros foram verdadeiramente desapontantes", explicando que "o ritmo da melhoria está a nivelar por baixo e que o crescimento dos lucros em todas as áreas de negócio foi menos do que se esperava."

A fabricante de camiões disse ainda estar em conversações com um grupo de investidores, que não identificou, acerca da venda da Scania. A ideia é dar parte da sua participação aos seus accionistas, transferindo as acções da Scania para uma empresa formada recentemente, caso não encontre comprador, explicou a Volvo. Para além disso, avançou também que aguarda uma decisão da Comissão Europeia numa possível extensão da venda ordenada.

As acções da Volvo seguiam a cair 5,35% para as 230 coroas suecas (25,0 euros).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio