Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Sonae Sierra sobem 7% no primeiro trimestre

A especialista em centros comerciais, liderada por Fernando Guedes de Oliveira, sublinha o aumento dos resultados directos e a "contínua expansão internacional". Entre Janeiro e Março, celebrou três novos contratos de gestão de centros comerciais na Alemanha.

Paulo Duarte/Negócios
06 de Maio de 2015 às 18:56
  • ...

A Sonae Sierra registou um resultado líquido de 12,6 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, contra lucros de 11,8 milhões no período homólogo de 2014, o que corresponde a um aumento de 7%, anunciou a empresa em comunicado à CMVM.

 

"No primeiro trimestre destaca-se o aumento significativo dos resultados directos, bem como a contínua expansão internacional da empresa através do reforço da actividade de prestação de serviços com a assinatura de novos contratos de gestão, comercialização e de desenvolvimento de centros comerciais de terceiros", salienta o documento.

 

As vendas dos lojistas do portefólio europeu registaram uma subida de 4% nos primeiros três meses de 2015, numa base comparável com o período homólogo de 2014, destacando-se o crescimento de 4,6% em Portugal e de 6,3% em Itália. Quanto ao Brasil, reportou uma subida de 9,6% (em reais) face ao mesmo período do ano passado.

 

Segundo o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira (na foto), "o primeiro trimestre de 2015 confirmou a tendência de recuperação no mercado europeu, mantendo-se um crescimento sustentado da nossa performance operacional com um reflexo directo nos proveitos das rendas. Prosseguimos a estratégia de valorização dos activos, de que é exemplo o investimento recente [oito milhões de euros] na renovação do Centro Vasco da Gama, um dos activos com melhor desempenho do portefólio da empresa em Portugal".

 

Nestes primeiros três meses do ano, o resultado directo foi de 14,5 milhões de euros, representando um crescimento de 24% face ao período homólogo de 2014, "apesar do impacto negativo das vendas de activos realizadas em 2014 (o Le Terrazze, em Itália, e o La Farga, em Espanha). Numa base comparável, o crescimento do resultado directo seria de 29%", sublinha a empresa.

 

O crescimento orgânico dos resultados directos deve-se, sobretudo, ao aumento das rendas dos centros comerciais na Europa e Brasil, fruto da recuperação económica que se tem vindo a assistir no mercado europeu e do aumento da taxa de ocupação dos centros no Brasil, acrescenta o comunicado, referindo que "estes factores contribuíram igualmente para um crescimento de 3% no EBITDA, que atingiu 26,3 milhões de euros".

 

A empresa destaca ainda que, entre Janeiro e Março, reforçou a sua actividade de prestação de serviços a terceiros com a assinatura de três novos contratos de gestão de centros comerciais na Alemanha.

 

"Os novos contratos na Alemanha abrangem as actividades de gestão, comercialização e marketing de três activos da Union Investment em Hamburgo, a segunda maior cidade alemã: Quarrée Wandsbek-Markt, Mercado e Geschäftshaus Ottensen que no seu conjunto perfazem uma área bruta locável (ABL) de 105.800 metros quadrados e um total de 171 lojas. Com estes novos contratos, a Sonae Sierra passa a ter a seu cargo a gestão e comercialização de um total de oito centros comerciais na Alemanha, localizados em Berlim, Hamburgo, Munster, Weiterstadt e Solingen, com uma ABL total de 300.000 metros quadrados e mais de 650 lojas", refere o comunicado.


Incorporada em Portugal em 1989, a Sonae Sierra é detida em 50% pela Sonae SGPS e em 50% pela britânica Grosvenor. Opera actualmente em Portugal, Alemanha, Argélia, Azerbaijão, Brasil, Colômbia, China, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos, Roménia, Rússia, e Turquia.

 

No total, gere e/ou comercializa 92 centros comerciais com uma área bruta locável de 2,3 milhões de metros quadrados e cerca de 8.300 lojistas. Actualmente, tem sete projectos em fase de desenvolvimento: três para terceiros e quatro novos projectos em carteira.

Ver comentários
Saber mais Sonae Sierra Portugal Fernando Guedes de Oliveira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio