Notícia
Lucros da Apple Computer caem 48%; acções deslizam
A Apple Computer anunciou hoje que os lucros do terceiro trimestre fiscal desceram 48%, em linha com o esperado. As acções da produtora do iMac seguiam em queda no «after hours», depois de ter feito previsões que desiludiram os investidores.
No terceiro trimestre fiscal, que termina a 30 de Junho, a Apple teve lucros de 32 milhões de dólares (31,61 milhões de euros), ou 9 cêntimos por acção, em linha com o esperado, depois de a empresa ter revisto as suas metas no mês passado.
As receitas caíram 3,1% para 1,43 mil milhões de dólares (1,41 mil milhões de euros), também em linha com o previsto.
A empresa justifica a redução dos lucros e receitas citando a redução da procura dos seus computadores por parte das agências de publicidade e pelos escritórios de arquitectura.
As más notícias vieram das previsões para o quarto trimestre fiscal, que desiludiram os investidores. A empresa prevê um «ligeiro» lucro operacional no presente trimestre, com receitas idênticas ao do trimestre anterior.
Os analistas aguardavam por uma subida nas receitas para 1,52 mil milhões de dólares ( 1,5 mil milhões de euros) e um resultado líquido por acção de 14 cêntimos.
Com estas previsões as acções da Apple seguiam em queda acentuada no mercado «after-hours», descendo cerca de 7%.